A Toshiba apresentou esta quarta-feira os seus novos equipamentos profissionais: o novo ultrabook Portégé Z10t, a workstation Tecra W50 e os novos portáteis da série Z.
O Toshiba Portégé Z10t combina de forma flexível um ultrabook e um tablet para responder às necessidades dos profissionais. Fino e destacável, este computador está equipado com o Windows Pro 8 e com apenas um clique transforma-se num tablet.
O modo tablet do Portégé Z10t oferece uma experiência de utilização conveniente em todos os tipos de tarefas, como a criação de notas manuscritas ou a navegação de páginas Web quando em movimento. No entanto, quando a prioridade é o processamento de documentos que requer muitos dados, o equipamento transforma-se facilmente num laptop profissional com suporte para um teclado amovível com retroiluminação.
Em ambos os modos, o Portégé Z10t oferece um desempenho sólido e ágil, graças aos mais recentes processadores Intel Core para Ultrabook e aos discos SSD de alta velocidade.
O Portégé Z10t foi concebido para um uso diário intensivo. Os dados guardados estão menos vulneráveis em situações de queda do equipamento. Além disso, o teclado é resistente a salpicos, pelo que o derrame de líquidos em cima do computador não significa obrigatoriamente perda de informações. O Portégé Z10t tem várias funcionalidades avançadas de segurança e de gestão de dados instaladas. O ultrabook amovível conta com portas USB 3.0 “onboard”, permitindo assim troca mais rápida de informações com periféricos. Através de HDMI e RGB, pode estabelecer-se uma ligação rápida ao ecrã da televisão, enquanto a tecnologia Intel Wireless Display permite que os utilizadores enviem documentos e ficheiros multimédia para televisores compatíveis sem recorrerem a quaisquer cabos. Para além de um acesso rápido e fiável à rede através de Gigabit LAN, o Portégé Z10t suporta ainda as mais recentes tecnologias de redes sem fios, como HSPA e LTE, para rápida transferência de dados e sincronização.
O Portégé Z10t-A-111 já se encontra disponível no mercado nacional com um PVP recomendado de 1.490 euros.
A Toshiba apresentou também o Tecra W50, um robusto computador portátil de 15,6 polegadas. "O Tecra W50 é o computador portátil perfeito para os profissionais mais exigentes", refere Jorge Borges, director de Marketing de Portugal e Espanha. "Foi desenhado para garantir um desempenho de topo face às tarefas e requisitos de sistema mais exigentes e apresenta uma estrutura robusta que lhe permite superar os principais desafios da mobilidade. Estas são apenas algumas das razões pelas quais este modelo é conhecido como uma workstation. Apesar disto, é também um portátil incrivelmente ágil e dotado de uma grande capacidade de resposta, que disponibiliza inúmeras opções de conectividade e oferece aos utilizadores toda a flexibilidade garantida num escritório, mesmo quando estes se encontram em viagem."
O Tecra W50 integra a mais recente tecnologia de processamento Intel Quad Core e vem também equipado com uma placa gráfica NVIDIA Quadro e uma memória GDDR5 que optimiza o desempenho das aplicações com elevadas exigências gráficas e ajuda a acelerar tarefas graficamente mais complexas, como é o caso dos trabalhos que envolvem edição de vídeo e a criação de animações. Os utilizadores podem ainda optar por uma um SSD mais rápida, um HDD ou mesmo uma drive híbrida para garantirem uma melhor resposta do equipamento nos períodos de arranque e encerramento.
Esta workstation oferece um vasto leque de opções de conectividade. Com Wi-Fi e Bluetooth 4.0, destaque para as cinco portas USB, incluindo dois USB 3.0 que garantem uma transferência de dados mais rápida para outros dispositivos, e uma entrada Gigabit LAN para uma ligação à rede mais rápida. Os utilizadores com maiores necessidades de partilha de informação poderão fazê-lo de duas formas: sem fios através do Intel Wireless Display que permite a exibição de documentos num ecrã de maior dimensão HD ou através do DisplayPort que suporta uma ligação a equipamentos profissionais de grande resolução.
O recurso opcional a uma docking station dedicada aumenta as opções de conectividade a outros periféricos importantes, oferecendo uma maior flexibilidade aos utilizadores que saem com alguma frequência do escritório.
O Tecra W50 foi especificamente desenhado para suportar os maiores desafios do ambiente profissional e da mobilidade, sendo submetido a um conjunto de Highly Accelerated Life Tests (HALT) realizados pela TÜV Rheinland. Este modelo foi testado contra quedas até 76 centímetros e a resistência do teclado face a um derrame de líquidos acidental (até 30 mililitros) foi igualmente avaliada.
O Tecra W50 está disponível no final de Novembro.
Por fim, a Toshiba apresentou ainda a nova série Z, composta por três portáteis resistentes, leves e concebidos para utilização profissional: o Portégé Z30, o Tecra Z40 e o Tecra Z50. Modelos que partilham o mesmo design, autonomia para um dia de utilização, funcionalidades avançadas de segurança e uma solução comum de docking. "Com a nova série Z, é possível beneficiar de mobilidade, desempenho e funcionalidades standard em toda a gama. Assim, quer esteja o utilizador a comprar um modelo ou um conjunto de portáteis da série Z, consegue obter uma solução completa numa só aquisição”, destaca Jorge Borges.
Os portáteis da série Z contam com a quarta geração de processadores Intel Core e oferecem opções para todo o tipo de utilização profissional. O Portégé Z30, com 13,3 polegadas, tem um ecrã táctil opcional, uma SSD de elevada velocidade com 512 gigabytes de capacidade num chassis ultrafino de apenas 17,9 milímetros e pesa apenas 1,2 quilogramas.
Para consultores, vendedores e executivos que passam muito tempo fora do escritório, o Tecra Z40 (14,1”) oferece um ecrã mais generoso para melhorar a produtividade sem comprometer a portabilidade, com um peso a partir de 1,47 quilogramas e menos de 21 milímetros de dimensão.
O Tecra Z50 (15,6") é um dos notebooks destas dimensões mais leves no mercado. A partir de 1,79 quilogramas, conta com um teclado numérico e um ecrã espaçoso. Foi concebido para escritórios ou pequenos negócios que tenham necessidades de trabalho em folhas de cálculo ou layouts.
Tanto o Tecra Z40 como o Tecra Z50 oferecem ainda a opção de inclusão das mais recentes SSD ou mesmo um HDD com elevada capacidade ou uma drive híbrida para garantia de mais espaço de armazenamento para as aplicações essenciais para o negócio.
A nova série Z estará disponível durante o último trimestre de 2013.