Em 2010, 115 milhões de lares da Europa Ocidental possuirão ecrãs de alta definição, segundo a última pesquisa da consultora Understanding & Solutions. Simultaneamente, 17 milhões de casas receberão emissões de alta definição.
A consultora acredita que a principal razão para a aquisição de televisores de alta definição na Europa é porque o ecrã plano “fica bonito na sala de estar”. Contudo, os consumidores europeus também começam a ambicionar pelo conteúdo em alta definição.
Em 2005, metade das receitas dos estúdios de cinema norte-americanos provieram das vendas e alugueres de filmes. Este crescimento não pode, de acordo com a Understanding & Solutions, ser sustentável sem o formato de alta definição.
As previsões da consultora apontam ainda para uma base instalada de quatro milhões leitores Blu-ray, incluindo as drives de PC e a Playstation 3, no final deste ano e de mais de 45 milhões em 2010. Jim Bottoms, co-fundador da empresa de estudos de mercado, acredita ainda que o Blu-ray represente 75 por cento das vendas anuais de leitores de DVD.
Em 2010, a Understandig & Solutions projecta que a Playstation 3 seja responsável por 52 por cento das dos leitores de DVD de alta definição presentes nos lares da Europa Ocidental.