Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas mundiais de PC’s, tablets e smartphones crescem 27,8%
2013-09-17

As vendas mundiais de dispositivos conectados – tablets, PC’s e smartphones – vão crescer este ano 27,8 por cento face a 2012, revela a IDC.

Este crescimento é ligeiramente inferior ao do exercício passado, que se situou nos 30,3 por cento. Os tablets e os smartphones serão os grandes impulsionadores, já que os PC’s deverão cair cerca de 10 por cento.

Neste sentido, a IDC assegura que as vendas totais de tablets ultrapassarão as de PC’s, portáteis e desktops incluídos, no último trimestre do ano. Tendência que se converterá na tónica geral até 2015. Não obstante, os smartphones também conseguirão crescimentos assinaláveis até alcançarem os 1.400 milhões de unidades dentro de dois anos.

Em termos de facturação, o mercado mundial de tablets, smartphones e PC’s voltará a crescer na casa dos dois dígitos, cerca de 10,6 por cento, apesar deste crescimento ir paulatinamente reduzindo até aos 3,1 por cento em 2017. Isto deve-se ao forte impacto dos terminais low cost e à influência das marcas brancas nos tablets. A IDC também espera uma canibalização entre as categorias de produto, concretamente os smartphones com ecrãs acima de cinco polegadas, designados de “phablets”, que roubarão mercado aos tablets de sete e oito polegadas.

Em 2012 os PC’s representaram 28,7 por cento do mercado de dispositivos conectados, enquanto os tablets e os smartphones valiam, respectivamente, 11,8 e 59,5 por cento. A consultora antecipa, no entanto, que esta divisão se inverta, com os PC’s a valerem 13 por cento em 2017 ao passo que os tablets e os smarphones crescerão em importância para 16,5 e 70,5 por cento, respectivamente.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos