O projecto de I+D+i Immersive TV da Indra permite que o telespectador interaja na acção e no conteúdo que é emitido, promovendo uma sensação única de integração com a televisão.
A plataforma imersiva representa um avanço no mundo do entretenimento e abre as portas para um novo mercado de produção e consumo de conteúdos, com base na imersão.
Graças a um sistema capaz de canalizar para experiência televisiva não só os sinais habituais (áudio e vídeo), mas também outros adicionais, como objectos 3D, informação estatística, documentação e sinalização de mecanismos domóticos, o espectador é submerso de forma realista nos conteúdos audiovisuais, o que pode ser definido como televisão imersiva 4D.
Com um orçamento global de 2,7 milhões de euros financiados pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha, o projecto, sob a liderança da multinacional Indra, conta com a participação da Universidade Politécnica de Madrid e Universidade Politécnica de Valencia e das empresas Agile Contents, Eumóvil, Ericsson e Inmomatica.
A solução oferece novas funções relacionadas com os sistemas actualmente disponíveis no mercado, tais como a integração de publicidade, Product-Placement ou de merchandising, através de objectos 3D e informações relacionadas com o conteúdo. Esta abordagem inovadora pode ser útil para captar a atenção dos consumidores, uma vez que esses elementos são integrados de forma natural com o conteúdo, possibilitando ao utilizador a visualização de forma espontânea.
O seu desenvolvimento também pode permitir progressos significativos em áreas como a imersão cognitiva, de forma a ajudar as pessoas com necessidades especiais, em sistemas de orientação para cirurgia ou tele-cirurgia, em iniciativas de marketing e comércio electrónico através de viagens virtuais e testes de produtos, em sistemas de realidade aumentada para facilitar a compreensão do espectador em eventos ou em aplicações de videoconferência imersiva para equipas de trabalho geograficamente distantes.
O sistema tem, para além disso, uma grande flexibilidade para ampliar o repertório de comandos associados. Isto significa que, no futuro, podem ser incorporadas novas funcionalidades ou até mesmo melhorados os modelos de negócio já estabelecidos, como é o caso da social TV e dos conteúdos transmitidos através da Internet.
Sob os critérios da imersão e da interactividade, foram criados dois projectos-piloto para avaliar a experiência do utilizador na interacção com o conteúdo audiovisual. O primeiro, denominado “Cenário CAVE”, baseia-se numa “caverna” virtual instalada na Universidade Politécnica de Madrid. Através de um espaço inovador, composto por três monitores, o espectador está fisicamente presente na cena e pode interagir com o conteúdo que o envolve.
Para esta primeira experiência foi seleccionada uma gravação estereoscópica em HD da Avenida Diagonal de Barcelona, com conteúdos adicionais (modelos e fotografias em 3D acompanhadas de faixas de áudio descritivas) destinados a complementar a experiência do utilizador e a facilitar a sua interacção com o sistema.
O segundo piloto, o "Cenário Sala", permite transpor a experiência para o próprio lar do consumidor, reflectindo uma sala doméstica "do futuro" que recebe o conteúdo via broadband e broadcast. O sentimento de imersividade por parte do utilizador é conseguido através de conteúdos 3D e elementos domóticos, tais como sensores, sistemas de áudio 3D, iluminação ambiente e iluminação de realce, difusores de aroma e difusores de fumo e até mesmo pela actuação em elementos do mobiliário, como o sofá.
Neste caso, o conteúdo escolhido foi a transmissão de jogo de futebol profissional num grande monitor. Entre outras aplicações, o sistema permite o acesso do utilizador às estatísticas do jogo e às repetições mais importantes, às informações associadas a determinado jogador – onde se incluem detalhes do seu vestuário, sendo mesmo possível avançar com a compra de um item igual - e à publicidade interactiva. Além disso, também foram incluídos efeitos domóticos numa segunda sequência em 3D do piloto, sendo desta vez exibidos monumentos modernistas da cidade de Canet de Mar.