Após a queda de seis por cento registada em 2012, o mercado mundial de televisores vai regressar este ano aos crescimentos, tendência que se manterá, no mínimo, até 2017, segundo as últimas estimativas da Futuresource Consulting.
A consultora atribui esta evolução positiva ao aumento das vendas de televisores nas economias emergentes, que serão responsáveis por mais de 56 por cento do volume mundial de televisores. Globalmente, a Futuresource Consulting espera que se vendam, este ano, mais de 270 milhões de unidades, apesar da contracção esperada para os mercados maduros, como o europeu.
A tecnologia 4K (ou Ultra HD), que segundo os especialistas necessitará de mais dois ou três anos para maturação, terá um papel fundamental no futuro do mercado de televisores, com as suas vendas a passarem das 62 mil unidades registadas em 2012 para as 780 mil previstas para este ano e os 22 milhões esperados para 2017. Actualmente, esta tecnologia está a ser favorecida pelo mercado chinês, graças à disponibilidade de equipamentos de baixo preço oferecidos por varias marcas locais. Contudo, o lançamento previsto de uma ampla gama de modelos 4K por parte das marcas mais conhecidas no final do ano, assim como o início das primeiras emissões em 4K, impulsionarão esta tecnologia, sobretudo nos Estados Unidos da América.