Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Consumidores preferem dispositivos multifunções a equipamentos com uma única função
2013-05-23

De acordo com o relatório divulgado recentemente pela consultora Accenture, intitulado “2013 Global Consumer Electronics Products and Services Usage Report”, este ano os consumidores estão menos dispostos a adquirir equipamentos electrónicos com uma única função. Já as intenções de compra de produtos multifunções aumentam exponencialmente.

Este estudo analisou a utilização e os hábitos de consumo de 16 tipos de equipamentos de electrónica de consumo, 11 dos quais de função única e cinco multifunções. As intenções de adquirir aparelhos com uma só função caíram ou mantiveram-se inalteradas quando comparadas com o ano anterior. Por exemplo, a percentagem de inquiridos que planeiam comprar leitores de DVD/Blu-ray caiu ligeiramente, de 11 para 10 por cento, enquanto as intenções de compra de máquinas fotográficas, câmaras de vídeo digitais e consolas de jogos permaneceram iguais.

Em contraste, a percentagem de participantes que pretendem comprar aparelhos multifunções em 2013 aumentou significativamente, de 16 por cento, há um ano atrás, para 36 por cento no caso dos computadores portáteis e de secretária, de 27 para 41 por cento no dos “smartphones”, de 20 para 33 por cento nas televisões HD e de 16 para 23 por cento nos “tablets”. “O mercado da electrónica de consumo é agora, predominantemente, uma corrida entre quatro equipamentos multifunções – PC’s, “smartphones”, “tablets” e televisões HD”, explica Mattias Lewren, Managing Director da Accenture na área de Electrónica e Tecnologia. “Este nível de crescimento obriga os fabricantes de electrónica a uma constante actualização dos seus produtos. Devem focar-se sobretudo no desenvolvimento de equipamentos inovadores com múltiplas aplicações, que permitam tanto a navegação, como o consumo de media ou a comunicação através de diversas plataformas. Os consumidores querem tirar o máximo proveito das capacidades que a tecnologia lhes oferece, seja em que formato ou suporte for, de forma a terem uma experiência que sirva os seus diferentes estilos de vida”.

Conheça mais dados sobre esta tendência de consumo na próxima edição impressa da Rm-Revismarket, num artigo que abordará, ainda, o comportamento do mercado português de produtos tecnológicos no primeiro trimestre. Uma edição que brevemente chegará até ao leitor.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos