As vendas dos chamados dispositivos móveis inteligentes ("notebooks", "tablets" e "smartphones") superaram, no primeiro trimestre, os 308,7 milhões de unidades, segundo os dados da Canalys. Este valor representa um crescimento de 37,4 por cento face às vendas do período homólogo de 2012.
O sistema Android está presente em mais de metade destes equipamentos. A Open Handset Alliance domina com uma quota de 59,5 por cento, bem à frente da Apple, com 19,3 por cento e da Microsoft com 18,1 por cento.
Graças a estes três fornecedores de sistemas operativos, o mercado dos "tablets" é o que apresenta o crescimento mais rápido. As suas vendas aumentaram, a nível mundial, 106,1 por cento, atingindo os 41,9 milhões de unidades. A Apple continua a liderar este mercado, com uma quota de 46,4 por cento, apesar de ter perdido participação para os seus rivais Android pelo terceiro trimestre consecutivo.
As vendas de "smartphones" ficaram ligeiramente acima dos 216,3 milhões de unidades, crescendo, neste primeiro trimestre, 47,9 por cento e mantendo a pujança que o mercado demonstrou ao longo de 2012. Os telefones Android representaram 75 por cento das vendas totais de "smartphones", com a Samsung a dominar, com um crescimento anual de 64,3 por cento, o que contribuiu para superar uma quota de 32 por cento. A Apple, pelo contrário, registou um crescimento anual modesto, de cerca de 6,7 por cento, o nível mais baixo desde o lançamento do iPhone original em 2007.