A Ricoh foi o fabricante líder no segmento de multifunções/impressoras de escritório, de acordo com os dados da consultora Infosource. Os últimos dados da consultora suíça referem que a Ricoh alcançou 22,3 por cento de quota de mercado na Europa em 2012, o que representa uma subida de 2,1 pontos percentuais face ao registado no ano anterior.
“O mercado português teve um crescimento em 2012, sendo de notar um aumento nos equipamentos a preto e branco, que possuem custos de impressão mais reduzidos. No ambiente económico em que vivemos, a procura de soluções com menores custos é uma tendência natural em todas as empresas. Nos equipamentos a cores, o resultado de vendas do mercado português inverteu a tendência de crescimento dos últimos anos, sendo que os multifunções A3 continuam a representar o dobro dos equipamentos A4. A Ricoh continuará a ser uma referência no mercado, com uma oferta alargada de opções e pretende melhorar a sua prestação em Portugal durante 2013,” afirma Jorge Silva, director de Marketing da Ricoh Portugal.
O número de equipamentos vendidos na Europa Ocidental foi de 1.266.070, o que representa um decréscimo de 4,7 por cento em relação ao ano anterior. Como fabricante, a Ricoh vendeu 281.762 equipamentos em 2012. Neste segmento, o mercado português representa 1,6 por cento do total europeu, com um total de 20.407 equipamentos.
O mercado português observou um crescimento de 24 por cento nos equipamentos a preto e branco, crescendo em ambos os segmentos A4 e A3. Já no segmento de multifunções a cores, o mercado teve um decréscimo de 11 por cento. Uma tendência inversa foi verificada no mercado europeu, com um crescimento de 4,6 por cento nos multifunções a cores e um decréscimo de 7,9 por cento nos multifunções a preto e branco.