Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Vendas de LCD's caem pela primeira vez em 2012
2013-03-25

As vendas mundiais de televisores LCD caíram, pela primeira vez, em 2012. As perspectivas da NPD DisplaySearch para 2013 não são muito melhores.

Segundo os dados publicados no último Quaterly Advanced Global TV Shipments and Forecast Repor, as vendas de televisores LCD caíram um por cento, para os 203 milhões de unidades. O quarto trimestre de 2012 foi o único onde de registaram crescimentos (+0,6%), mas insuficientes para compensar os maus resultados dos três períodos anteriores.

"A procura mundial de televisores LCD caiu 18 por cento em 2012 nas regiões desenvolvidas. O crescimento nos mercados emergentes não foi suficiente para compensar esta descida em alguns dos mercados mais importantes", destaca Paul Gagnon, director global de pesquisa na área de TV da NPD DisplaySearch. "As condições económicas têm um forte impacto na procura, mas a descida 'suave' dos preços também tem um papel importante, já que o preço médio dos televisores de ecrã plano caíram dois por cento face aos cinco por cento de 2011 e aos dois dígitos de 2010". Para este ano, o prognóstico não é, também, animador, apesar da redução significativa da procura de plasmas e CRT's.

O ano de 2012 foi, no entanto, positivo para a Samsung, que atingiu um novo máximo histórico em termos de quota de mercadfo, com 27,7 por cento. A LG também aumentou a sua quota para 15 por cento. O top 5 é completado pela Sony, Panasonic e Sharp, mas a sua participação como grupo caiu seis por cento. As marcas japonesas foram muito castigadas pela queda massiva da procura no seu mercado doméstico, ao contrário das chinesas, que em 2012 experimentaram um forte crescimento, impulsionadas pelo seu mercado nacional mas também pelo reforço das vendas ao exterior. No seu conjunto, as marcas chinesas representaram 20 por cento das vendas mundiais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos