Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Estratégia da Samsung para o mercado das TV assenta no reforço da aposta pelo segmento Smart
2013-03-21

Em 2013 a Samsung vai elevar a fasquia na área das Smart TV's, segmento estratégico para a empresa, que detecta uma oportunidade de negócio para os produtos "premium".

Apoiando-se nos resultados de 2012, ano em que foram vendidos, a nível mundial, mais de 53 milhões de unidades destes televisores, a Samsung vai responder à procura por parte dos consumidores com um "line-up" de televisão focado nas Smart TV's e nos grandes formatos. Tanto mais que, de acordo com Tiago Flores, responsável pela área de TV na Samsung, em 2012 estes televisores cresceram 71 por cento, antevendo-se desenvolvimentos adicionais no futuro.

Os televisores que a Samsung traz para o mercado em 2013 oferecem ao consumidor uma forma mais simples de descobrir novos conteúdos e experiências, através de um novo Smart Hub. Plataforma agora redesenhada e que emula a gestão dos conteúdos de um "tablet" ou "smartphone, através de quatro painéis dinâmicos, todos com um interface fácil de navegar e versões em miniatura para pré-visualizações instantâneas.

Um dos principais activos da gama de 2013 é o painel On TV, que permite aceder a sugestões relevantes e personalizadas de conteúdos, graças à tecnologia S-Recommendation, disponível nas Smart TV's, sistemas de cinema em casa Smart e leitores de Blu-ray. No fundo, a S-Recommendation permite que os televisores Samsung "aprendam" os gostos dos seus utilizadores e depois recomendem conteúdos com base nesse processo de aprendizagem, para uma melhor experiência de utilização. Sem recorrer ao "zapping", o consumidor pode assim descobrir o que quer ver.

Destaque também para o painel Social, que faz uma abordagem às redes sociais mas direccionada para o vídeo, permitindo ver os vídeos mais populares e partilhados naqueles canais. Para além de mostrar os vídeos em que os amigos do Facebook fizeram "like", este painel revela também os últimos contactos do Skype e as novidades que aparecem no YouTube. Neste sentido, dado que os televisores recebem cada vez mais conteúdo de menor qualidade, os televisores optimizam o mais possível a imagem.

A Samsung acredita que os conteúdos são um elemento de diferenciação e, por isso mesmo, quis proporcionar aos seus consumidores o acesso a ainda mais possibilidades. Um terceiro painel, o Apps, acede à loja de aplicações da Samsung, onde várias "apps" podem ser editadas mais facilmente e descarregadas. Com um interface mais rápido, proporcionado pelo processador quad core que equipa alguns dos novos modelos, é agora possível estar dentro da "app" e ver televisão em simultâneo.

O quarto e último painel oferece o acesso, a partir de um único ponto, ao conteúdo pessoal guardado em vários dispositvos. Isto porque, segundo um estudo realizado pela Samsung junto dos consumidores portugueses em Novembro passado, o quinto factor que os leva a escolher um melhor televisor é a capacidade de interacção com outros equipamentos. As televisões de 2013 vêm assim com um menu específico, onde toda a gestão de conteúdos pode ser feita e até partilhada com outros consumidores.

Todos os novos modelos de Smart TV's da Samsung dispõem destes quatro painéis, mas as séries 7 e 8 também disponibilizam também a nova interacção por voz e gestos. Este ano, novos gestos foram acrescentados, como o "Facebook Like", que permite também ao televisor ficar com a informação que se trata de um programa que utilizador gosta e faz a interacção com aquela rede social. A câmara, que permite todo o reconhecimento gestual, foi melhorada, tanto ao nível do software como do hardware, funcionando agora em mais condições ambiente, nomeadamente salas mais escuras.

Doravante, os televisores da Samsung passam também a ser "à prova do futuro". A marca criou um Evolution kit, que permite actualizar as características dos televisores sem ter de recorrer à compra de um novo aparelho. Comercializado nos mesmos pontos de venda dos televisores, a instalação deste kit dispensa a intervenção de técnicos. A Samsung cria, assim, uma nova categoria de televisão evolutiva, que permite ao consumidor proteger o seu investimento.

Conheça mais detalhes sobre os novos LED e UHD TV da Samsung.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos