Fraca procura de televisores LCD altera as estratégias comerciais dos fabricantes
Os fabricantes de ecrãs LCD estão a planear estratégias de negócio menos agressivas para 2013, face ao lento crescimento da procura por estes televisores, revela um estudo da DisplaySearch.
Os fabricantes estão a reorganizar-se para evitar o excesso de oferta, o que implica uma mudança drástica no modelo de negócio, que passa por alianças estratégicas e novas melhorias nas capacidades dos produtos, além do aumento do “portfólio” para incluir mais tamanhos de ecrã.
Os fabricantes prevêem reconfigurar as apostas para os ecrãs de maior tamanho como forma de aumentar as suas receitas. “Os consumidores centraram a sua atenção no preço dos televisores, enquanto as marcas se fixaram nas funções. Esta desconexão traduziu-se numa redução da procura e das receitas dos fabricantes e retalhistas em 2012”, explica Deborah Yang, directora de Research da NPD DisplaySearch. “A falta de entendimento entre o tamanho de ecrã que os consumidores procuram e o fabricado pelos produtores deu lugar a uma grande restrição da oferta. O sector está agora a reforçar os seus ‘portfólios’ e a melhorar a sua capacidade de negociação com a cadeia de abastecimento de forma a melhorar a sua rentabilidade e ganhar vantagens competitivas”.
Tendo em conta estes factores, e as estratégias de vendas cada vez mais agressivas por parte de algumas marcas, em particular as sul-coreanas e chinesas, a NPD DisplaySearch antecipa um crescimento interanual de quatro por cento nas vendas de LCD’s para 2013 e de 11 por cento das vendas previstas pelas marcas inquiridas. A Samsung e a LG, por exemplo, estão a colaborar com a Sharp para aumentar o fornecimento de ecrãs em 2013, sobretudo para o segmento das 32 polegadas.
Vendas de televisores LCD em 2013 (unidades)
Samsung: 45 milhões
LG: 30,5 milhões
Sony: 14,5 milhões
TCL: 13,5 milhões
Toshiba: 12 milhões
Hisense: 10,7 milhões
Panasonic: 10,5 milhões
Philips/AOC: 10 milhões
Skyworth: 8,8 milhões
Sharp: 8 milhões
Haier: 8 milhões
Funai: 7,5 milhões
Changhang: 7,2 milhões
Vizio: 7 milhões
Konka: 6,9 milhões
Total: 216,1 milhões
Fonte: NPD DisplaySearch