A Nokia anunciou, no Mobile World Congress 2013, em Barcelona, os seus planos para estender as experiências de topo a mais segmentos de mercado. Quatro novos dispositivos vêm colocar as soluções da Nokia à disposição de mais pessoas, ao mesmo tempo que a “suite” de localização HERE é disponibilizada para dispositivos de outros fabricantes dentro do ecossistema Windows Phone.
“A Nokia está em crescendo. Os lançamentos de hoje reflectem o nosso empenho em alargar o nosso 'portfólio' de produtos e serviços, indo ao encontro das exigências e necessidades das pessoas e das empresas em todo o mundo”, afirmou Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia. “Ao disponibilizarmos melhores experiências por um preço mais competitivo, estamos a reinventar o segmento dos dispositivos mais acessíveis e a Nokia tem os trunfos necessários para vencer”.
O Nokia Lumia 720 disponibiliza uma câmara fotográfica, com uma ampla abertura de f/1.9 e lentes Carl Zeiss exclusivas, enquanto a câmara frontal HD possibilita tirar fotos e gravar vídeos pessoais. Este “smartphone” fino e estilizado integra as mais recentes experiências Nokia Lumia, incluindo a Nokia Música, a “suite” de localização HERE e a possibilidade de adicionar a funcionalidade de carregamento sem fios, através de uma tampa especial adicional.
O Nokia Lumia 720 estará disponível em cinco cores diferentes, por um preço estimado de venda livre a partir dos 249 euros, excluindo taxas e subsidiação, durante o primeiro trimestre, em Hong Kong, Vietname e Singapura, chegando depois a outros mercados com maior dimensão, incluindo a China, assim como mercados-chave na Europa, Ásia, África e India, no segundo trimestre do ano.
Por seu turno, o Nokia Lumia 520 é o mais acessível dispositivo com Windows Phone 8 da Nokia, disponibilizando experiências que normalmente só existem em equipamentos de gama superior, tais como as aplicações “lentes digitais” (que se encontram também no Nokia Lumia 920), a audição gratuita de música online (e até offline) através da Nokia Música ou a “suite” de localização HERE. Por outro lado, o seu ecrã de quatro polegadas torna a experiência de utilização mais natural e intuitiva do que é comum encontrar em dispositivos desta faixa de preço.
O Nokia Lumia 520 será comercializado em cinco cores, por um valor estimado de venda livre de 139 euros, excluindo taxas e subsidiação. Estará disponível, durante o primeiro trimestre , em Hong Kong e no Vietname, chegando depois, a partir do segundo trimestre, a mercados na Europa, Ásia, América Latina e África. O Nokia Lumia 520 também será disponibilizado nos EUA pela T-Mobile.
A Nokia revelou também o Nokia 105 , o seu mais acessível telemóvel até à data, bem como oNokia 301 , que permite um acesso mais económico à Internet e ao e-mail, assim como experiências fotográficas inspiradas nas da gama Lumia. O Nokia 105 é o dispositivo ideal para quem compra um telemóvel pela primeira vez, incluindo um ecrã brilhante a cores, com menus intuitivos e funções essenciais, tais como o rádio FM, relógio, diversos alarmes, lanterna e, ainda, um teclado almofadado à prova de poeiras e salpicos. A sua durabilidade e autonomia de 35 dias fazem do Nokia 105 um equipamento de elevada fiabilidade.
O Nokia 105 estará disponível nas cores preto e cião, por um preço estimado de venda livre de aproximadamente 15 euros, excluindo taxas e subsidiação. Começará a ser distribuído ainda no decurso do primeiro trimestre, chegando gradualmente a mercados como a China, Egipto, Índia, Indonésia, Nigéria, Rússia, Vietname e a outros mercados em África, no Médio Oriente, na região Ásia-Pacífico e na Europa.
Já o Nokia 301 patenteia um design elegante e uma palete de cores muito arrojada. Integra ligação 3.5G à Internet, potenciada pelo Nokia Xpress Browser, que possibilita uma poupança até 90 por cento nos dados transmitidos. Este é o mais acessível modelo Nokia a incluir vídeo “streaming” e funcionalidades de captação de imagem inspiradas nas dos “smartphones” Nokia Lumia.
O Nokia 301 estará disponível em cião, preto, magenta, amarelo e branco, por um preço estimado de venda livre de aproximadamente 65 euros, excluindo taxas e subsidiação. Começará a ser distribuído a partir do segundo trimestre , chegando a mais de 120 países espalhados por todo o mundo.
A Nokia anunciou, igualmente, novas parcerias com “developers”, que passam a contar com tecnologias exclusivas da fabricante finlandesa para o desenvolvimento de aplicações que proporcionam novas experiências ao nível da imagem, localização e entretenimento.
Finalmente, a Nokia e a Microsoft mostraram-se empenhadas em conjugar os seus esforços no sentido de conquistarem mais utilizadores empresariais para o ecossistema Windows Phone.