Olli-Pekka Kallasvuo, presidente e CEO da Nokia, revelou a visão da empresa no que respeita à forma como a simplificação e convergência da mobilidade e da Internet com os dispositivos multimédia conectados está a tornar possível a criação, o consumo e a partilha das experiências pessoais, quando e onde se desejar.
Discursando por ocasião do CES 2007, Olli-Pekka Kallasvuo defendeu que “a mobilidade terá um papel central na evolução da Internet, onde as pessoas têm acesso a outras pessoas, a conteúdos e a informação que pretendem, estejam elas onde estiverem. Nos mercados emergentes, verificamos que cada vez mais pessoas estão a aceder à Internet, pela primeira vez, através dos seus dispositivos móveis, em vez de através de um PC.”
Para a Nokia, os dispositivos de função única estão a tornar-se menos atractivos. “Por outro lado, os dispositivos convergentes, que estão a tomar o lugar dos primeiros, são cada vez mais poderosos e fáceis de utilizar.” Tendo alcançado os 90 milhões de unidades em 2006 e com uma previsão de atingir os 250 milhões de unidades em 2008, o mercado dos dispositivos convergentes é o segmento de mais rápido crescimento na área da electrónica de consumo. Neste mercado, a Nokia vendeu perto de 40 milhões de dispositivos convergentes no ano de 2006.
A Nokia afirma introduzir o valor acrescentado da mobilidade e da conectividade ao fenómeno da convergência, permitindo às pessoas transportarem consigo os seus conteúdos e os seus serviços baseados na Internet. Neste âmbito, a empresa tem vindo a colaborar com a Sprint Nextel, relativamente à disponibilização da tecnologia WIMAX e dos serviços baseados na Internet aberta e respectivos dispositivos móveis, junto dos consumidores dos EUA, já em 2008.
Olli-Pekka Kallasvuo salientou ainda o poder de mercado da Nokia, bem como a sua relevante base de consumidores. “Mais de 850 milhões de pessoas têm um telefone móvel da Nokia nas suas mãos. Nenhuma outra empresa de electrónica de consumo em todo o mundo teve alguma vez uma base de clientes com esta dimensão.” Em 2006, a Nokia vendeu aproximadamente 140 milhões de câmaras, bem como perto de 70 milhões de dispositivos dotados de funcionalidades musicais.