Com a miríade de conteúdos existentes, 2013 deverá ser o ano em que a Amazon fará a sua estreia no sector dos "smartphones" com um produto semelhante ao "tablet" Kindle. Esta é uma das previsões da WDS, uma empresa do universo Xerox especializada na gestão de soluções móveis, que apresentou o seu relatório anual com as tendências para o mercado móvel em 2013.
Segundo o estudo publicado pela WDS, destacam-se as 10 grandes tendências no mercado wireless este ano. “Em 2013 são expectáveis desenvolvimentos no campo Near Field Communication (NFC), ou seja a transformação passa pela forma como se fazem as transferências de informação e os modelos de autenticação e segurança, pois é imperativo dar prioridade à acessibilidade de dados, informação e sistemas”, explica Tim Deluca-Smith, vice-presidente de marketing da WDS. “Também acreditamos que o sistema operativo Android vai reforçar a sua presença no mercado, alargando a sua presença nos mais diversos sectores da electrónica de consumo, como TV inteligentes ou sistemas de navegação por satélite. Acreditamos que vamos ter muitas mudanças em 2013 e consideramos que se manterá a rápida inovação que se tem registado no mercado móvel. Empresas como a Microsoft e a BlackBerry vão regressar em força graças ao lançamento de novas patentes para novos dispositivos".
Para além da possibilidade da Amazon lançar um "smartphone", a WDS destaca outras nove trendências. Logo em primeiro lugar, o facto da pressão dos preços assegurar a sobrevivência do "featurephone", a categoria do telemóvel simples.
Ao mesmo tempo, os operadores móveis vão finalmente tornar-se um desafio real para os operadores de serviço fixo. Teoricamente o 4G propõe velocidades cinco vezes mais rápidas que o 3G ou os serviços fixos e, como tal, em 2013, a WDS considera possível que o 4G se torne uma alternativa viável e preferível à banda larga fixa.
Este ano, aparentemente a Apple poderá terminar a sua batalha legal contra o Android da Google. A Samsung também já apresentou uma posição menos antagónica ao afirmar "que as empresas têm mais a ganhar através de uma concorrência saudável, do que através de disputas em tribunal.” A WDS acredita que em 2013 esta luta de patentes entre os principais "players" do mercado irá esbater-se. Até porque o litígio de patentes beneficia sistema operativo Windows Phone. Os fabricantes muito empenhados em desenvolver aplicações para Android devem optar por diversificar e incluir um sistema operativo secundário na sua linha de desenvolvimento como forma de evitar futuros litígios. A Microsoft oferece protecção das patentes para Windows Phone e isso poderá garantir-lhe o terceiro lugar entre os maiores sistemas operativos móveis em 2013.
A WDS também espera que a BlackBerry (anteriormente conhecida como RIM) aumente a sua oferta de dispositivos. No terceiro trimestre de 2012, a posição da Blackberry no mercado global de "smartphones" caiu pelo sexto trimestre consecutivo, para ficar apenas com quatro por cento de quota de mercado. No entanto, em 2013 WDS prevê que esta situação mude após o lançamento do muito esperado OS BB10.
Mantendo-se o "tablet" como o dispositivo móvel com maior taxa de crescimento, é provável assistir-se a uma rápida adopção de aplicações web em HTML5 multiplataforma.
Contudo, todas estas mudanças acarretam os seus desafios Depois da era dos computadores pessoais, numa época multiplataforma, os "smartphones" começam a ser um alvo preferencial para o cibercrime. A WDS não espera que as ameaças para os dispositivos móveis sejam massivas em 2013, mas o tema vai começar a ser relevante para os fabricantes de soluções de segurança.