No terceiro trimestre deste ano foram vendidos em Portugal 1,13 milhões de unidades de telemóveis, o que representa uma queda de 18 por cento em relação ao mesmo período de 2011, indica o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker“.
Apesar disso, as vendas aumentaram 4,7 por cento relativamente ao segundo trimestre de 2012. Durante o terceiro trimestre, registou-se uma descida de 32 por cento nas vendas de telefones tradicionais, menos 679 mil unidades face ao período homólogo. Também no terceiro trimestre foram vendidas 451 mil unidades de smartphones, o que representa um crescimento de 21 por cento face ao mesmo período do ano passado. O segmento dos smartphones representou 40 por cento das vendas totais do trimestre, uma percentagem inferior ao segundo trimestre de 2012.
Francisco Jerónimo, responsável europeu de "research" da área de telefones móveis da IDC, explica que “o terceiro trimestre foi o pior período de vendas de Verão de sempre no mercado de telemóveis em Portugal, devido à forte queda do segmento dos telefones tradicionais e à contracção da procura no segmento de smartphones. Mas o mercado beneficiou de um ligeiro aumento na procura quando comparado com o trimestre anterior. No período de Verão verifica-se uma maior compra de telefones tradicionais por parte dos emigrantes portugueses, que precisam de estar contactáveis durante as férias em Portugal, o que levou a um ligeiro crescimento das vendas face ao trimestre anterior”.
De acordo com a IDC, a venda de telemóveis vai manter-se sem sinais de crescimento significativos num futuro próximo. Estima-se que as vendas continuem em queda até ao final do ano e, também, durante o ano de 2013. A sustentar o mercado continuam os telefones de baixo preço e as novidades na gama alta, em especial os telefones da Apple e da Samsung.