Em jeito de promoção daquilo a que se pode chamar as boas práticas na utilização de telemóveis, a Jamba compilou algumas regras de etiqueta e boas maneiras. O objectivo é aconselhar os consumidores a utilizar os telemóveis, sem levar à loucura as pessoas em redor.
As sete dicas mencionam as maiores indiscrições relacionadas com os telefones móveis e aconselham os consumidores para uma utilização civilizada e responsável dos mesmos.
1. Não destrua as tuas hipóteses: num jantar romântico, a última coisa que se deseja é ouvir o telemóvel tocar na hora H. Assim sendo, a primeira regra de etiqueta relacionada com o uso de telemóveis é nunca atender durante o jantar. Considere desligar o telemóvel!
2. Não revele todos os seus segredos: nada de escrever mensagens enquanto se fala com alguém. Imagine o que aconteceria se, em vez de escrever um texto picante para o/a namorado/a, profere o mesmo em voz alta enquanto fala, por exemplo, com a sua mãe. 3. Não incomode os seus colegas: só porque vibra com o novo ringtone da série “Esquadrão Classe A”, lá no escritório podem não partilhar essa paixão por clássicos televisivos dos anos 80.
4. Cuidado com a utilização do calão escrito: quando envia mensagens para os seus pais, cuidado com a utilização do calão. Só porque os seus amigos entendem essa terminologia, tal não significa que o seu pai ou mãe consigam percebê-la.
5. Atenção ao volume da música nos transportes públicos: a sonoridade poderosa de Gangsta Rap pode ser o céu para si, mas para a velhota sentada ao lado, assim como para a maioria das pessoas ansiosas por chegar a casa em transportes públicos numa noite fria de Inverno, essa música pode ser o inferno. O melhor é usar headphones quando se ouve música no telemóvel.
6. Curtir os jogos, mas sem som: os jogos movéis são uma maneira de passar o tempo em viagens longas, mas atenção ao espaço das pessoas que estão por perto. Nada é mais irritante do que aturar o som do jogo do parceiro do lado durante horas a fio. Usar headphones ou desligar o som são aconselháveis.
7. Não se armes em repórter fotográfico galardoado: se uma pessoa está numa situação embaraçosa e não quer perder o momento, pelo menos pergunte se podes tirar a fotografia. Nem toda a gente gosta que lhe seja tirada uma foto quando está numa posição comprometedora, especialmente quando esta é captada por um estranho. Isto não se aplica se se tratar de uma celebridade da televisão. Neste caso, está à vontade e partilhe o “troféu” com os amigos.