Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sony lança câmara compacta com sensor “full frame” de 35 mm
2012-10-31

A Cyber-shot DSC-RX1 da Sony pesa apenas 482 gramas (com bateria e cartão de memória), possui um sensor “full frame” de 35 milímetros e uma lente focal fixa com uma ampla abertura F2 num corpo com as dimensões ideais para fotografia de viagens e de rua, assim como para retratos e fotografias do quotidiano.

Muito mais pequena e leve que qualquer DSLR “full frame”, a Cyber-shot RX1 oferece uma qualidade de imagem que, no passado, pertencia ao domínio exclusivo de avançadas câmaras DSLR profissionais. O design unificado de lente e corpo garante um alinhamento ao milímetro entre o sensor e os componentes ópticos. As opções de comando manual total são complementadas por uma utilização intuitiva sem esforço e sem sacrificar a portabilidade ou o conforto de funcionamento.

A Cyber-shot RX1 apresenta um sensor CMOS Exmor “full frame” de 35 milímetros. Com uma resolução de 24,3 megapixels efectivos, possui uma área com quase o dobro do tamanho da do sensor APS-C que pode ser encontrado nas mais volumosas DSLR.

As grandes dimensões do sensor também ajudam a melhorar a gama de sensibilidade da câmara para ISO 100–25.600. A sensibilidade pode ser ajustada para um valor tão baixo quanto ISO 50 no modo expandido. Ao mesmo tempo, a ISO pode ser aumentada até 102.400 através da redução de ruído “multi-frame”.

Para complementar o sensor “full frame” é fornecida uma rápida e luminosa lente Carl Zeiss Sonnar T*, com uma distância focal fixa de 35 milímetros. Esta lente apresenta um sistema óptico recentemente desenvolvido, incluindo um elemento em vidro Advanced Aspherical (AA). Isto contribui para as dimensões extremamente compactas da câmara, cabendo na palma da mão, sem sacrificar o seu desempenho óptico.

Os dados do sensor CMOS Exmor são tratados pelo motor BIONZ, que também potencia uma velocidade de disparo em resolução total até cinco fotogramas por segundo. O processador BIONZ consegue gerar dados de imagem em formato RAW de 14 bits, concedendo aos utilizadores liberdade sobre o desenvolvimento, pós-processamento e gestão de ficheiro RAW.

Para além das fotografias, a Cyber-shot RX1 permite fazer filmes de elevada qualidade e baixo ruído em Full HD com uma escolha de taxas de fotogramas de 50p/60p ou 25p/24p (progressiva). A gravação em 24p permite à Cyber-shot RX1 transformar as cenas do quotidiano em filmes com qualidade cinematográfica.

A nova câmara compacta estará disponível na Europa a partir de Dezembro.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos