Panasonic lança a sua câmara de objectivas intermutáveis mais potente, versátil e robusta
Dois anos depois do lançamento da Lumix GH2, a Panasonic apresentou na Photokina a evolução da gama GH, que se caracteriza por ser indicada especialmente para profissionais de fotografia e vídeo que procuram a qualidade de imagem, alto rendimento e mobilidade. A Lumix GH3 foi de resto a grande novidade da Panasonic durante a feira.
A nova Lumix G de Panasonic diferencia-se das restantes por ser a mais robusta da família Lumix G. O corpo da câmara, com ligas de magnésio, é resistente aos salpicos e ao pó. Tudo isto mantendo o design manejável e compacto da gama GH, uma vez que a Lumix GH3 pesa apenas 550 gramas (incluindo bateria e cartão SD).
Outra das características que a torna diferente é a conectividade. A Lumix GH3 incorpora Wi-Fi, sendo a primeira do sistema Micro Quatro Terços a integrar esta função. De este modo, por exemplo, é possível passar as imagens ou vídeos diretamente para um tablet ou smartphone e enviá-las através da Internet sem a necessidade de descarregar os arquivos para um PC. Adicionalmente, a aplicação Link Lumix disponível para Android e iOS permite o controlo da GH3 desde um smartphone ou tablet, incluindo o modo disparo, o que possibilita realizar fotografias ou vídeos longe da câmara como se tratasse de um comando à distância. Mais vantagens que proporciona o Wi-Fi da GH3 é a possibilidade de conectar-se a uma rede DLNA e passar, por exemplo, os arquivos da câmara para um televisor Viera sem necessidade de cabos.
Com um novo sensor Live MOS de 16,05 megapixels, o processador de imagem Venus Engine e a alta sensibilidade ISO (de ISO 200 a ISO 12.800 ampliável a ISO 125 a ISO 25.600 em modo extenso), a Lumix GH3 consegue uma grande qualidade de vídeo e fotografia, inclusivamente em situações de pouca luz. Conta com o sistema de enfoque Light Speed AF que permite capturar sujeitos em movimento com claridade e precisão. Também é possível conseguir sequências de imagens em movimento com o disparo consecutivo, que a Panasonic melhorou para conseguir até seis frames por segundo na máxima resolução ou 20 frames por segundo em quatro megapixels.
A qualidade também está presente na gravação do vídeo. Os avanços nos sensores permitem uma gravação de vídeo extremadamente nítida, a 1.080 50p Full HD AVCHD com uma taxa de bits de 28 megabytes por segundo ou gravando vídeos em formato MOV1 com 72 megabytes por segundo em ALL-I. Adicionalmente, devido à grande sensibilidade, a câmara capta todos os detalhes com qualidade cinematográfica, inclusivamente em condições de pouca luz. Em relação ao tipo de arquivo, é possível escolher entre MP4, MOV e AVCHD para uma maior compatibilidade
A nova Lumix GH3 estará disponível em Portugal em Novembro.