Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Coreia do Sul é o país com mais PC's infectados
2012-09-21

A Coreia do Sul lidera lista de países mais infectados, pela primeira vez, segundo o Relatório do 2º Trimestre do PandaLabs. Só no segundo trimestre foram criados mais de seis milhões de novos exemplares de malware, valor que acompanha a tendência que se verificou no primeiro trimestre do ano.

A média de PCs infectados em todo o globo situa-se neste momento nos 31,63 por cento, caindo cerca de quatro por cento face ao que foi verificado o trimestre passado através dos dados recolhidos no sistema de Inteligência Colectiva da Panda Security. A Coreia do Sul lidera pela primeira vez este ranking, com 57,3 por cento dos PC's infectados, um aumento de quase três por cento quando comparado com o valor observado no primeiro trimestre. A China desce para a segunda posição, com 51,94 por cento, seguida por Taiwan e pela Bolívia, que entra no top 10 directamente para o quarto lugar.

Por outro lado, a lista dos 10 países menos infectados é praticamente dominada por países europeus, sendo o Uruguai a única excepção. A Suiça, com apenas 18,4 por cento dos PC's infectados, retira o primeiro lugar à Suécia neste ranking, que atinge os 19,07 por cento, sendo as únicas nações com índices abaixo dos 20 por cento de computadores infectados. Noruega, Reino Unido, Uruguai, Alemanha, Irlanda, Finlândia, Hungria e Holanda são os restantes países menos infectados desta lista, o que significa que Portugal perdeu o seu lugar no top 10 dos menos infectados, situando-se agora entre a França e o Japão ,com um índice de 27,56 por cento dos computadores afectados.

Os Trojans continuam a representar a maioria das novas ameaças criadas este trimestre, com 78,92 por cento, seguidos pelos worms, com 10,78 por cento e os tradicionais vírus, com 7,44 por cento. O último lugar foi ocupado pelo adware/spyware, apenas 2,69 por cento de todo o novo malware. É curioso verificar que os novos vírus se mantém no terceiro lugar, após terem caído da segunda posição que ocupavam no Relatório Anual de 2011 com quase o dobro da representação actual (14,24%). Os worms mantêm-se estáveis no segundo posto, tendo a sua presença entre os novos códigos maliciosos crescido ligeiramente, dos 9,3 por cento no primeiro trimestre para aproximadamente 11 por cento no segundo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos