Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Mulheres são quem mais imprime fotografias
2012-07-17

Cerca de 70 por cento das pessoas que recorrem a álbuns fotográficos impressos são mulheres, revela um estudo desenvolvido pela Dreambooks, empresa do Grupo LFM, sobre as tendências de consumo de álbuns fotográficos em Portugal, o qual teve como amostra 2.085 inquiridos.

Neste estudo, cada um dos inquiridos indicou, também, os dois temas de eleição para a criação destes álbuns, tendo o tema "viagens" registado 58,3 por cento das preferências, seguindo-se o tema "família" com 57,9 por cento. Para Diogo Teixeira, director de marketing da LMF Corporate, estes dados prendem-se ao facto de serem as mães o grupo mais activo no mercado da fotografia.“Consideramos as mulheres um grupo sensível, atento, com um gosto muito apurado e que gosta de eternizar todos os grandes momentos das suas vidas, como é o caso da infância dos seus filhos. Aliás, as mães são quem mais captura, imprime e partilha fotografias e, na maior parte dos casos, são fotografias dos filhos”, afirma o responsável.

Com base no mesmo estudo, conclui-se que 40,4 por cento dos inquiridos fotografa mais no Verão e 31,5 por cento no Inverno, tendência esta que Diogo Teixeira justifica com base nos períodos de férias dos portugueses. “Na maioria dos casos, os portugueses procuram registar aquela viagem em família ou de amigos e recordá-la num álbum personalizado com frases que tenham marcado o momento ou, simplesmente, o nome dos locais visitados”, refere o director de marketing da LFM Corporate.

Segundo Diogo Teixeira, o mercado da fotografia em Portugal tem ainda muito por onde crescer. “O aparecimento de novas tecnologias e as novas tendências de consumo, como é o caso da valorização de presentes de grande efeito visual a preços acessíveis, podem vir a desenvolver em forte escala o nosso sector de atividade”, explica.

Refira-se que o Grupo LFM procurou reinventar o modo de fazer álbuns digitais no mercado mundial lançando, em 2006, a Dreambooks, a qual, através de um software online, permite ao utilizador criar o seu álbum fotográfico a partir de casa, ou recorrendo a uma loja, e personalizá-lo de acordo com a sua vontade, sendo da responsabilidade da Dreambooks a posterior impressão.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos