Especialistas citados pela Business Week prevêm que a consola de jogos PlayStation 2 (PS2) da Sony, no mercado desde o ano 2000, venda em 2007 mais que os modelos de nova geração, incluindo a recentemente lançada PlayStation 3 (PS3).
A Business Week ilustra com o investimento efectuado no passado mês de Dezembro pela fabricante de videojogos Square Enix, que comprou espaço no horário de prime-time televisivo, no Japão, para anunciar o seu novo título Seiken Densetsu 4, desenvolvido para a PS2.
De acordo com a Business Week, apesar de todo o burburinho formado em torno do lançamento da PS3, a sua antecessora deverá ultrapassá-la em vendas durante mais dois anos. A revista cita Michael Pachter, analista na Wedbush Morgan Securities, em Los Angeles, para quem “a PS2 continuará a ter pernas para andar também em 2008”.
Enquanto a consola Wii da Nintendo está a ter o maior destaque da indústria e a Xbox 360 da Microsoft conseguiu fortes vendas no seu primeiro ano no mercado, alguns especialistas afirmmr que a PS2 consiga mesmo batê-las, em 2007. “A PS2 tem provavelmente capacidade para vender mais que qualquer outra consol ade jogos”, defende Simon Jeffrey, COO da Sega America.
De facto, a PS2 já detém os recordes de vendas da indústria. Em Março de 2006, a Sony já tinha vendido mais de 103 milhões de unidades em yodo o mundo. No ano a terminar em Março próximo, a fabricante japonesa prevê, de acordo com a Business Week, vender mais 11 milhões de unidades da PS2 e apenas seis milhões da PS3.
Os especialistas atribuem o sucesso da PS2 no seu final de vida, em primeiro lugar, ao seu preço. A Sony baixou o preço da PS2 para, em média, 130 dólares, para seduzir os jogadores casuais e as crianças. Com as vendas a subirem, cresce também a procura por novos jogos, o que leva Erik Whiteford, director de marketing da fabricante de videojogos 2K Sports a afirmar que “muitas empresas de software consigam uma parte substancial dos seus ganhos com a venda de jogos antigos”. Assim, as fabricantes estão a focar-se nos títulos orientados para a família, jogos para crianças e ligados a estreias de filmes.
Por outro lado, a própria Sony não tem pressa em “matar” a PS2. O lançamento da PS3, adiado devido aos atrasos na produção, deverá representar, segundo a Business Week, perdas de 1,7 biliões de dólares, neste ano fiscal. A PS2, por seu turno, há muito que se tornou rentável e mesmo vendida a 130 dólares garante ganhos de oito dólares por unidade, comparativamente aos 250 de prejuízo da PS3.