As vendas mundiais de PC’s irão atingir um total de 368 milhões de unidades em 2012, o que representa um aumento de 4,4 por cento face ao ano passado, de acordo com os últimos dados da Gartner.
No final de 2013, as vendas deverão atingir o seu crescimento mais alto, ultrapassando os 400 milhões de unidades.
“Em 2012, as vendas de PC’s irão manter-se fracas, com o mercado a tentar recuperar introduzindo novos níveis de inovação que os consumidores desejam ver nos equipamentos que compram”, comenta Ranjit Atwal, director de research na Gartner. “A grande questão será se o Windows 8 e os Ultrabooks serão capazes de se posicionar como uma oferta atractiva para os ‘early adopters’”.
A Gartner alega que 2011 redefiniu o panorama deste mercado. “O uso de aplicações, como o e-mail, as redes sociais e o acesso à Internet, que eram tradicionalmente do domínio do PC, espalhou-se aos tablets e smartphones, tornando estes equipamentos, em alguns casos, mais atractivos. Os consumidores agora olham para a tarefa que têm que desempenhar e decidem qual o equipamento que querem utilizar. O dispositivo tem de ir ao encontro das necessidades do consumidor e não o contrário”, defende o consultor.
A Gartner espera que os Ultrabooks ganhem uma maior atenção na segunda metade deste ano, dado que a indústria também olha para esta plataforma para revigorar o form factor dos PC’s móveis.