Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Mercado dos portáteis mantém queda mas tablets e ultrabooks crescem
2012-02-23

O mercado dos portáteis registará uma queda inferior a 10 por cento, que pode chegar aos 24 por cento se forem considerados os projectos de educação. O preço médio, por sua vez, também continuará a descer. Estas são algumas das tendências para 2012, apontadas por mais um "Observatório Toshiba", resultado do cruzamento de várias fontes, incluindo dados IDC, Gartner e GfK e informação própria.

A contrariar este comportamento negativo estão, segundo a fabricante, os segmentos dos ultrabooks e dos tablets, este último a registar o maior crescimento nos próximos anos, devendo atingir as 200 mil unidades ainda em 2012. Já os portáteis registarão níveis de vendas próximos dos de 2009, mantendo-se como os equipamentos preferidos dos consumidores para funções de produtividade.

Este cenário é traçado após uma análise à performance do mercado de portáteis em 2011, que dá conta de um decréscimo de vendas na ordem dos 10 por cento e de um total de 900 mil unidades vendidas. A Toshiba caracteriza-o como um "ano de ajuste", dado que os projectos de educação estão a finalizar. Comparativamente com 2010, os projectos de educação baixaram cerca de 40 por cento.

Para a Toshiba Portugal, 2011 foi um ano de reforço da sua posição no mercado de portáteis. A empresa somou 155 mil unidades vendidas, que, garante, lhe conferem a liderança de mercado. Para 2012, "o foco da Toshiba mantém-se na consolidação de uma posição de relevo em todos os mercados em que opera", explica Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba Portugal. Isto significa manter a quota de mercado nos portáteis acima dos 20 por cento, assumindo-se como um "player" estratégico no mercado dos tablets.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos