Esta quinta-feira, dia 26 de Janeiro, marca o arranque da comercialização em Portugal do primeiro smartphone Nokia com Windows Phone, o Nokia Lumia 800. Uma semana depois, junta-se o Nokia Lumia 710.
Para Luís Peixe, Country Manager da Nokia Portugal, é simples adjectivar os novos Lumia. “Estes smartphones vêm marcar uma nova etapa na história da Nokia. Caracterizam-se por terem o utilizador no centro de tudo e foram pensados para quem valoriza ao máximo as redes sociais e uma boa experiência de Internet. De resto, têm traços claramente Nokia, como o design, a qualidade, as cores vibrantes e o forte compromisso entre desempenho e experiência.”
O Nokia Lumia 800 permite aceder às redes sociais com apenas um toque e agrupar contactos facilmente. Além disso, integra o Internet Explorer 9, um ecrã AMOLED de 3.7 polegadas com tecnologia ClearBlack e um processador de 1.4 gigahertzs, dotado de aceleração de hardware e processador gráfico. Inclui, ainda, lentes Carl Zeiss, câmara de oito megapixels, vídeo HD (720p), 16 gigabytes de memória interna e acesso directo ao serviço Skydrive, que faculta o armazenamento adicional de 25 gigabytes de conteúdos. Está disponível em preto, rosa e azul, por um preço (livre de operador) de 549,90 euros.
Por sua vez, o Nokia Lumia 710 tem a particularidade de poder ser personalizado com capas traseiras amovíveis de várias cores e várias aplicações, incluindo apps exclusivas da Nokia. Este modelo combina a experiência de Internet e de redes sociais do Windows Phone, com a capacidade de tirar fotografias com a câmara de cinco megapixels, sendo depois possível partilhá-las com os amigos em apenas alguns segundos. Com o Internet Explorer 9 e equipado com um processador de 1.4 gugahertzs e acelerador gráfico, o Nokia Lumia 710 está disponível em preto e branco, com capas traseiras em preto, branco, azul, rosa e amarelo. O seu preço (livre de operador) é de 339,90 euros.
O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 resultam de uma parceria estratégica entre a Nokia e a Microsoft, anunciada em Fevereiro de 2011, que previa a associação de recursos de ambas as empresas, com vista ao desenvolvimento de produtos móveis inovadores. O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 baseiam-se no Windows Phone 7.5 (Mango) e oferecem experiências que só podem ser encontradas nos smartphones com Windows Phone da Nokia. Dois desses exemplos são as funcionalidades Nokia Conduzir e Mix Radio.
O Nokia Conduzir propicia a experiência típica de um dispositivo de navegação pessoal (PND), facultando inclusivamente navegação por voz “turn-by-turn” gratuita e uma interface dedicada para utilização no automóvel. Por sua vez, integrada na Nokia Música surge a função Mix Radio, que possibilita o “streaming” de música de forma gratuita e global, disponibilizando centenas de canais de música localmente relevantes.
A forte aposta local é notada, sobretudo, quando se fala em aplicações. A Nokia faz questão de trabalhar de perto com os “developers”, de modo a oferecer aos utilizadores conteúdos com relevância local. Estes dois smartphones têm integradas três apps com carimbo português,TVI, iBrisa e Lifecooler.