Portugal está cada vez mais adepto do digital, uma tendência transversal às áreas do vídeo,fotografia, áudio e até do automóvel, segundo os dados do estudo Consumidor 2006 da Marktest.
O caso do vídeo é paradigmático, com o leitor de DVD a ter uma taxa de penetração superior a 60 por cento. Entre 2005 e 2006, o aumento foi de 15,6 por cento, subida, no entanto, inferior à do gravador de DVD. Com um aumento de 20,7 por cento, no mesmo período, este equipamento já está presente em 14 por cento dos lares portugueses do Continente.
A taxa de penetração da máquina fotográfica digital continua também a crescer, sendo maioritária na maioria dos lares. Neste momento, 43,1 por cento dos lares do Continente possuem este equipamento, o que reflecte um aumento anual de 43,7 por cento.
A crescer esta também o número de automóveis com GPS, uma posse que subiu 160 por cento face ao ano anterior, abrangendo 5,2 por cento dos lares do Continente.
Em sentido inverso evoluem as compras de CD’s áudio, que têm descido nos últimos anos, provavelmente sofrendo com a maior facilidade de acesso ao formato digital na Internet. Nos últimos três meses de 2006, 29,6 por cento dos portugueses compraram CD’s áudio, face aos 34,6 por cento observados no mesmo período do ano anterior.