A Casio TRYX EX-TR100, o conceito Freestyle da gama Exilim, que conta com uma moldura de geometria variável que permite uma maior liberdade na forma como se fotografa, já está à venda em Portugal.
Anunciada no início de 2011, a produção desta câmara sofreu atrasos devido ao terramoto no Japão e à disrupção que se seguiu na cadeia de produção, nomeadamente em componentes-chaves como o ecrã, e que levaram a que apenas fosse produzido um reduzido número de unidades. Agora, a Casio TRYX pode ser adquirida na Fnac por 169 euros.
A TRYX incorpora também os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos da Casio, como é o caso da nova função HDR-ART, com a qual é possível obter fotos artísticas com o simples premir do disparador.
Mas o que distingue verdadeiramente a TRYX é a sua original moldura de geometria variável que rompe com os conceitos convencionais do design das câmaras digitais. Pela primeira vez, é possível dispor de uma câmara realmente autónoma capaz de se auto-sustentar em praticamente qualquer posição e até mesmo em superfícies irregulares, graças ao seu formato que funciona efectivamente como um tripé. O formato dinâmico da câmara, que se abre, fecha e roda em qualquer posição, permite que ela seja colocada em pé, ao alto ou ao baixo, sobre praticamente qualquer superfície, ou até mesmo pendurada na parede.
O LCD táctil de três polegadas é também o centro de controlo da câmara. Este ecrã é capaz de rodar sobre si mesmo, podendo ser usado em qualquer ângulo. Os utilizadores podem assim criar auto-retratos simplesmente pegando na câmara com uma mão e rodando o ecrã para si, seleccionando aí a área a focar e a fotografar e pressionando o botão de disparo táctil no próprio LCD.
A pensar nas novas formas de fotografar potenciadas pelas características da TRYX, a Casio dotou a câmara de um sistema de temporização intuitivo capaz de activar qualquer função através do painel táctil. Entre as funcionalidades oferecidas encontra-se um sensor de movimento que activa o temporizador ao detectar movimento numa área designada no ecrã, disparando apenas quando existe de facto um motivo a fotografar.
O sistema óptico foi também optimizado para o tipo de utilização dinâmica da TRYX e inclui uma lente grande angular de 21 milímetros, extremamente luminosa (f/2.8), capaz de capturar imagens de alta qualidade mesmo em más condições de luz.
A Casio Exilim EX-TR100 é também uma completa câmara de vídeo digital capaz de gravar em Full HD (1080p@30fps) no formato H.264 e, além disso, está também equipada com funcionalidades de captação de imagens a alta velocidade, para a produção de vídeos em super câmara lenta.