Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
56% das organizações vão reduzir a sua despesa operacional com TI’s
2011-12-21

A actual conjuntura económica vai ter um impacto negativo na despesa das organizações com TI’s, revela a Tech Data, com base num estudo encomendado à IDC sobre “Oportunidades para as TIC no Novo Contexto Económico e Social em Portugal”.

À semelhança do que aconteceu em 2011, a maioria das organizações inquiridas vai proceder a reduções no orçamento destinado a estas tecnologias, sendo que 56 por cento das mesmas afirmam que vão reduzir a despesa operacional com TI’s, enquanto que apenas 15 por cento demonstram vontade em reforçar a sua despesa neste âmbito.

Este resultado revela o impacto que a actual conjuntura económica está a ter neste domínio, assistindo-se nos últimos tempos ao agravamento das condições económicas e financeiras no território nacional. Desta forma, a maioria das organizações inquiridas pela IDC Portugal mostra-se pouco confiante (53%) ou nada confiante (25%) na evolução da economia em Portugal nos próximos tempos.

O mesmo estudo, adianta ainda, que a maioria das organizações utilizadoras de TI’s inquiridas pela IDC revela-se muito pouco confiante (42%) ou nada confiante (14%) relativamente às perspectivas de evolução do seu volume de negócios. Somente seis por cento das organizações revelam estar muito confiantes, enquanto que 38 por cento demonstram possuir ainda alguma confiança. Por outro lado, as respostas da indústria TIC são um pouco mais optimistas relativamente à evolução do volume de negócios nos próximos 12 meses, com metade dos inquiridos a revelar-se algo confiante na evolução deste indicador.

Apesar da evolução negativa das condições da actividade económica a nível nacional, a maioria das organizações prevê manter o seu actual quadro de colaboradores. No entanto, cerca de 40 por cento das organizações utilizadores de TI’s planeiam reduzir a sua força de trabalho, o que evidencia a degradação das condições de actividade. Este valor é mais reduzido na indústria TIC com apenas cerca de um quarto das empresas a planear uma redução do número de colaboradores nos próximos 12 meses. De salientar que 24 por cento destas empresas têm planos, inclusive para aumentar o número de colaboradores


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos