Norton Online Family Report identifica problemas de “cyberbaiting” e gastos excessivos em compras online
A mais recente edição do Norton Online Family Report introduz novos dados sobre o problema do “cyberbaiting”, um fenómeno crescente no qual as crianças provocam os seus professores e capturam as suas reacções em vídeo através de telemóveis. dicionalmente, o relatório revela um número elevado de crianças a abusar dos cartões de crédito dos pais para fazer compras online.
Em termos gerais, quase 62 por cento das crianças em todo o mundo afirmaram ter tido uma experiência negativa online. No entanto, praticamente quatro em cada 10 crianças (39 por cento) já passaram por uma experiência negativa online séria, como receber imagens inapropriadas de estranhos, ser vítima de “ciberbullying” ou de cibercrime.
O relatório mostra ainda que as crianças mais activas em redes sociais abrem mais portas a conteúdos ou situações com as quais têm dificuldades em lidar. 74 por cento das crianças em redes sociais enfrentam situações desagradáveis online, em comparação com os 38 por cento que não estão presentes em redes sociais.
No entanto, os pais estão a estabelecer regras básicas para a utilização online, que ajudam os mais novos a terem uma experiência mais positiva. O Norton Online Family Report revela que 77 por cento dos pais estabelecem regras de utilização da Internet para os seus filhos. Em lares onde estas regras existem, as crianças “bem comportadas” estão relativamente protegidas, com apenas 52 por cento a passarem por uma experiência negativa online. Contudo, esta percentagem aumenta para 82 por cento entre aqueles que ignoram as regras.