A Western Digital apresenta o conceito de “cloud pessoal” com o My Book Live, um sistema de armazenamento de alta capacidade, disponibilidade e acesso remoto com capacidades de um, dois e três terabytes.
Ao contrário dos discos externos convencionais, o My Book Live foi projectado de raiz para a partilha de informação e conteúdos. A sua única interface é uma porta de rede de alta velocidade (gigabit Ethernet, acelerada com um microprocessador dedicado), destinada a ligar o produto a uma rede doméstica ou directamente a um router de acesso à Internet.
Uma vez ligado, o My Book Live possui software que lhe permite servir conteúdos para todas as máquinas com acesso à rede, sejam elas computadores ou dispositivos de electrónica de consumo, como televisores, consolas de jogos, media extenders, etc., quer numa rede interna, quer através da Internet, em qualquer lugar do mundo.
A partir do exterior, é possível ter acesso a todo o conteúdo armazenado, quer com um computador ou até mesmo com dispositivos Android, iPhone e iPad, com as apps gratuitas WD Photos e WD 2go.
O My Book Live possui um CPU de 800 megahertzs dedicado ao processamento interno não só do software como da interface de rede, optimizando assim a velocidade em “streaming” e acesso remoto, oferecendo cerca do dobro da velocidade de leitura de um disco externo com interface USB 2.0.
O Western Digital My Book Live encontra-se já à venda em Portugal a preços a partir de 139,90 euros.