O aumento do phishing no Facebook e o spam sobre a crise financeira estiveram em grande destaque durante o mês de Setembro, segundo o relatório de Spam da Kaspersky Lab.
Os analistas da Kaspersky Lab destacam que uma das principais mudanças ocorridas em Setembro foi a ascensão do Facebook para o segundo lugar do ranking das organizações mais atacadas pelos phishers. O número de ataques neste serviço aumentou 5,4 por cento, alcançando os 14,1 por cento do total. Em Setembro, os ataques contra o eBay foram um pouco menos intensos (-0,9%) em comparação com o mês anterior e este site de leilões encontra-se agora na terceira posição entre os alvos mais populares do phishing. A Paypal continua a liderar o ranking com 34,9 por cento dos ataques.
No actual período de recessão económica, os analistas da Kaspersky Lab acreditam que é provável um crescimento nos níveis de mensagens de spam fraudulentas, que têm por objectivo extorquir ou roubar dinheiro aos utilizadores, com ou sem a ajuda de programas maliciosos.
Em Setembro, foram detectadas várias mensagens de spam com a intenção de se aproveitar da preocupação existente entre a população com o estado da economia. As mensagens ofereciam duvidosas fórmulas de enriquecimento, promovendo serviços legais ou de consultoria.
De acordo com os analistas da Kaspersky Lab, o spam de relacionado com a recessão teve como protagonista as cartas nigerianas com ameaças de morte ou receitas “anti crise”.