A Panasonic tornou-se a primeira empresa mundial a eliminar o chumbo de todos os ecrãs plasmas, o componente central dos seus televisores plasma.
A não utilização do chumbo começou com a gama de Primavera 2006 da Panasonic e agora cobre toda a gama de TV’s plasma, incluindo o mais recente TV-PDP de 103 polegadas, o maior plasma HDTV do mundo, segundo a marca.
Tradicionalmente o vidro em chumbo óxido é um componente chave quando se fabrica ecrãs de plasma. O chumbo no vidro ajuda a manter a qualidade e a produção estáveis, optimizando os pontos fracos dos outros materiais. A Panasonic desenvolveu um novo material de vidro, com propriedades idênticas ao vidro de chumbo óxido. As condições de aquecimento de cada processo de fabrico foram também optimizadas para garantir estabilidade sem o uso do chumbo. Estes novos métodos foram introduzidos em todo as fábricas de ecrãs plasma e todos os modelos da Panasonic em 2006 foram feitos com painéis sem chumbo.
Além da eliminação de chumbo, a Panasonic avaliou a sua gama de PDP para encontrar novos modos de os tornar mais eficientes, em termos de consumo de energia e mais amigos do ambiente. Comparados com os modelos de 2005, a nova gama de VIERA PDP’s tiveram o seu peso total reduzido a 20 por cento e o número de componentes a 30 por cento. Com um tempo de vida aumentado para 60,000 horas nos Painéis Plasma (equivalente a mais de 20 anos de visualização).