Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Apple lança iCloud a 12 de Outubro
2011-10-11

A Apple apresentou o iCloud, um conjunto de serviços gratuitos na cloud que inclui o iTunes in the Cloud, o Photo Stream e os Documents in the Cloud, que funcionam com o iPhone, iPad, iPod Touch, Mac ou PC de forma a armazenar automaticamente, e de forma wireless, os conteúdos no iCloud e fazer o push automático para os dispositivos.

O iCloud vai estar disponível no dia 12 de Outubro. O iCloud armazena as músicas, fotos, aplicações, contactos, calendários, documentos e mais conteúdos, mantendo-os actualizados através de todos os dispositivos. Quando o conteúdo muda num dispositivo, todos os outros são actualizados de forma automática e via wireless.

O iTunes in the Cloud permite fazer o download automático de novas músicas compradas para todos os dispositivos, para que quando se compre uma música no iPad, se possa encontrá-la no iPhone sem ser precisa uma sincronização. O iTunes in the Cloud também permite fazer o download de conteúdos comprados anteriormente no iTunes, incluindo música e séries de TV para todos osdispositivos iOS sem qualquer custo adicional.

A juntar a isto, o iTunes Match faz um scan das músicas que estão na biblioteca musical, incluindo música que não foi comprada no iTunes, e faz a sua identificação com as mais de 20 milhões de músicas disponíveis na iTunes Store, oferecendo-as em alta qualidade e numa versão de 256 kbps AAC sem DRM. As músicas que não forem identificadas são transferidas para o iCloud.

O serviço Photo Stream do iCloud torna possível tirar uma foto num dispositivo e tê-la disponível nos outros dispositivos. Uma foto tirada no iPhone é enviada para o iCloud e automaticamente transferida para o iPad, iPod Touch, Mac ou PC. Pode-se inclusive ver o álbum Photo Stream na Apple TV. O iCloud faz também um push de uma cópia das fotos importadas da máquina digitalatravés de Wi-Fi ou Ethernet, para que se possam ver nos outros dispositivos. O iCloud faz uma gestão eficaz do Photo Stream, mostrando as últimas mil fotos, para que não se fique sem espaço de armazenamento.

O Documents in the Cloud do iCloud, por sua vez, mantém os documentos actualizados em todos os dispositivos, de forma automática. Por exemplo, um documento criado com o Pages no iPad é enviado automaticamente para o iCloud. Quando se usar o Pages noutro dispositivo iOS, pode-se abrir o mesmo ficheiro com as últimas alterações e continuar a editar ou ler no ponto exacto onde se deixou ficar. As aplicações iWork da Apple para iOS, Pages, Numbers e Keynote vão tirar partido do armazenamento no iCloud e a Apple está também a dar aos programadores as API necessárias para que desenvolvam as suas próprias aplicações para o Documents in the Cloud.

O iCloud deixa aceder ao histórico de compras na App Store e iBookstore e fazer o download das aplicações e livros para qualquer um dos dispositivos, a qualquer altura. Os livros e aplicações compradas podem ser automaticamente transferidos para os dispositivos e não apenas para aquele a partir do qual se fez a compra.

O iCloud Backup faz cópias diárias de segurança, de forma segura e automática, da informação mais importante via Wi-Fi, sempre que os dispositivos iOS estiverem ligados a uma fonte de energia. Um vez ligados, é feito o backup de tudo de forma rápida e eficaz.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos