Os Laboratórios McAfee Avert prevêem que, em 2007, o roubo de passwords, o spam e os hackers de vídeo sejam as principais ameaças informáticas De acordo com os dados dos laboratórios, com mais de 217 mil tipos diferentes de ameaças conhecidas e mais alguns milhares ainda não identificadas, o malware será, cada vez mais, criado por profissionais e organizações de criminosos.
De acordo com a MacAfee, em 2007, aumentará o número de páginas web de roubo de passwords mediante páginas falsas de acesso a conhecidos serviços online como o eBay. Por outro lado, continuará a crescer o volume de spam, especialmente com imagens. A popularidade que a partilha de vídeos na web tem vindo a adquirir torna inevitável que os hackers se centrem nos arquivos de formato MPEG para distribuir códigos maliciosos. Para além disso, os ataques a telemóveis serão mais numerosos, devido ao facto dos dispositivos móveis serem cada vez mais “inteligentes” e terem uma maior conectividade.
Entre as 10 maiores ameaças para 2007 identificadas pelos Laboratórios McAfee Avert inclui-se, também, o adware, ou publicidade, mantendo-se a tendência ascendente dos Programas Potencialmente Não Desejados (PUPs - Potentially Unwanted Programs). O roubo de identidade e a perda de dados irão continuar a ser um problema de âmbito público, sendo que o roubo de computadores, a perda de arquivos de backup e sistemas comprometidos poderão estar na origem destes crimes.
Paralelamente, a utilização de bots, programas de computador que efectuam tarefas autónomas, irá passar a ser uma das ferramentas que favorecem os hackers. Os programas parasitas, ou vírus que modificam os arquivos existentes num disco, voltarão a aparecer e irá aumentar o número de rootkits em plataformas de 32 bits, mas a protecção e as possibilidades de correcção também irão aumentar. As vulnerabilidades irão continuar a causar preocupações, alimentadas pelo ‘mercado negro’ de busca de vulnerabilidades.