Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Quedas da Nokia nas vendas de smartphones esbatem ganhos da Apple e da Samsung
2011-05-04

Cerca de 100 milhões de smartphones terão saído das fábricas no primeiro trimestre, de acordo com as estimativas da ABI Research. Este valor representa uma redução de 0,5 por cento face ao último trimestre de 2010, mas um ganho de 75 por cento comparativamente com o período homólogo do ano passado.

“Apesar da sazonalidade ser muitas vezes apontada como o motivo para a queda, a perda sequencial de 15 por cento da Nokia contribuiu ainda mais para o crescimento anémico do mercado no primeiro trimestre”, salienta Michael Morgan, analista sénior da ABI Research.

A quota da Nokia no mercado de smartphones caiu para os 25 por cento nestes primeiros três meses de 2011, quando no mesmo período do ano passado estava nos 40 por cento. Para a consultora, apesar da Nokia estar optimista quanto à sua mudança estratégica para a plataforma Windows Phone 7, as suas perdas vão acelerar em 2011.

A Apple beneficiou de um extra de 2,2 milhões de iPhones para o acordo com a Verizon e da forte performance na região da Ásia-Pacífico durante o Natal, com um ganho sequencial de 15 por cento no número de encomendas. Os smartphones da Samsung também se destacaram pela positiva neste primeiro trimestre, mostrando um crescimento sequencial de 16 por cento. Mas as subidas nas encomendas da Apple e da Samsung praticamente equivaleram às perdas da Nokia.

A HTC teve também neste primeiro trimestre um crescimento sólido de sete por cento, enquanto a RIM permaneceu essencialmente estável, somando, em termos sequenciais, apenas mais dois por cento, e a Motorola Mobility experimentou uma descida de 15 por cento.

A ABI Research espera que os factores que influenciaram as vendas no primeiro trimestre vão manter-se nestes segundos três meses do ano e que o mercado dos smartphones não alcance os níveis de 2010 senão na segunda metade.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos