Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Portugueses também aderem ao 3D e à alta definição
2011-04-07

Os consumidores europeus procuram cada vez mais imagem em HD ou em 3D na hora de comprar uma televisão, uma tendência que cresceu ao longo de 2010 e que se verifica também em Portugal, de acordo com dados da GfK, apresentados na 15.ª Conferência sobre electrónica de consumo, linha branca e pequenos electrodomésticos.

As televisões FLAT TV, preparadas para a transmissão da imagem 3D, viram as suas vendas subir na Europa, uma tendência que também se registou em Portugal. Na Alemanha, este mercado valeu seis por cento da facturação de TV em 2010, mas só em Dezembro verificou-se um peso de 14 por cento, o que demonstra claramente uma tendência de subida.

Em Portugal, o FLAT TV teve um peso de seis por cento do mercado de televisões em 2010 mas, esta percentagem nos dados GfK sobre o consumo só no mês de Dezembro último foi de 10 por cento.

Os leitores de Blu-ray registaram também uma subida muito significativa em 2010, num mercado que se apresenta crescente em toda a Europa, com uma subida de 1.683 milhares de unidades vendidas em 2009 para 3.112 milhares de unidades em 2010.

Os home cinema com Blu-ray registaram igualmente uma subida muito significativa, ganhando terreno, desde 2007, aos sistemas de cinema em casa sem esta tecnologia mas, nos dois últimos anos, este crescimento foi ainda mais acentuado.

A alta definição encontra-se a conquistar mercado também nas câmaras de vídeo. Neste segmento, só as HD registaram uma evolução em 2010, de 32 por cento em relação a 2009, sendo que as SD caíram 39 por cento no seu volume de negócios.

Os ecrãs LCD e plasma sofreram um abaixamento significativo dos preços em todo o mercado europeu no ano passado e os consumidores abandonaram as televisões CRT, volumosas e já pouco atractivas, aproveitando a quebra dos preços dos primeiros e verificando-se, assim, uma subida no volume de vendas destes bens. Os preços dos plasmas desceram em 2010 9,2 por cento em relação ao ano anterior e os LCD baixaram cinco por cento no período homólogo. O mercado europeu de televisões com tecnologia LED apresentava um preço médio muito mais elevado na Europa em Dezembro de 2009, sendo duas vezes e meia mais caro do que as televisões com tecnologia LCD. No entanto, ao longo do ano de 2010, a tendência de preços do LED foi de abaixamento, para uma aproximação dos aos preços do LCD. No final do ano passado, os LED estavam apenas duas vezes mais caros, em média, do que os LCD.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos