O número total de assinantes do serviço de televisão por subscrição (STVS) atingiu os 2,77 milhões em Dezembro, mais 58 mil que no trimestre anterior e mais 246 mil do que no trimestre homólogo, revelam os dados da Anacom.
Os principais motores do crescimento do serviço foram, em primeiro lugar, a fibra (FTTH/B) e, em segundo, as “outras tecnologias” de acesso (rede telefónica pública xDSL/IP e FWA), que representam, em conjunto, cerca de 97 por cento dos novos clientes em termos líquidos.
Em termos tecnológicos, no final do quarto trimestre, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 51,8 por cento do total de assinantes de televisão por subscrição, menos 1,1 pontos percentuais do que no trimestre anterior. O peso das “outras tecnologias” e da fibra aumentou em conjunto cerca de 1,6 pontos percentuais, representando agora 18,8 e 5,2 por cento do total, respectivamente. O peso do serviço de televisão por satélite caiu para 24,2 por cento dos assinantes.
O Grupo ZON/TV Cabo continua a deter a quota de assinantes de TV por subscrição mais elevada (57,9%). A PTC mantém-se como o segundo maior operador, com uma quota de 29,9 por cento dos assinantes, mais 1,6 pontos percentuais do que no trimestre anterior. O terceiro maior operador continua a ser a Cabovisão, com 9,4 por cento dos assinantes.
No final do quarto trimestre, a soma dos alojamentos cablados por todos os operadores era de 4,06 milhões, mais 0,5 por cento do que no trimestre anterior e mais 1,7 por cento do que período homólogo. No mesmo período, o número total de assinantes do serviço de distribuição por cabo aumentou 0,1 por cento em relação ao trimestre anterior, fixando-se nos 1,438 milhões, sendo a primeira vez, desde o início de 2010, que aumentou.
Analisando o serviço baseado em fibra óptica, verificou-se a existência de 1,47 milhões de casas cabladas no final de Dezembro, com o número de assinantes de TV por subscrição nesta modalidade a atingir os 143 mil, um aumento de 26,6 por cento face ao trimestre anterior. Actualmente, existem três ofertas de TV por subscrição FTTH/B: Vodafone, Optimus e PTC, as quais não estão necessariamente presentes em todas as regiões do país.
Quanto às restantes ofertas de TV por subscrição, nomeadamente sobre a rede telefónica pública (xDSL/IP) e sobre acesso fixo via rádio (FWA), existiam quatro operadores que disponibilizam este tipo de ofertas, AR Telecom (FWA), Optimus, PTC e Vodafone, estas últimas recorrendo a xDSL/IP. Estes serviços representavam 523 mil assinantes no final do trimestre, mais 26 mil (5,3%) do que no trimestre anterior e mais 122 mil (30,4%) do que no trimestre homólogo. A PTC foi a principal responsável por esta evolução, em particular nas regiões Norte e Centro.