Conectividade, facilidade de utilização e design são os pilares da gama BRAVIA em 2011
Os novos LCD’s da Sony para 2011 disponibilizam mais funcionalidades e conteúdos Internet, melhor visualização 2D e 3D e características inteligentes de conectividade.
Em 2011, os televisores BRAVIA transportam ainda mais conteúdos Web para o ecrã de TV. Segundo os dados avançados na Convenção Sony Ibéria, recentemente realizada em Saragoça, a empresa estima que, este ano, o acesso à Internet represente mais de 30 por cento do mercado de televisão, um valor que sobe para os 50 por cento considerando os modelos com 32 ou mais polegadas.
Com capacidades Internet disponíveis em quase todos os novos modelos e com novos serviços e canais a serem adicionados constantemente ao BRAVIA Internet Video, é mais fácil ter uma experiência de televisão “a la carte” e assistir ao que se quer, quando se quiser.
Os novos modelos permitem ainda navegar nos populares sites de partilha de vídeos, como o YouTube e o DailyMotion, ou assistir aos programas perdidos a partir do conforto do sofá, sem se necessitar de ligar um portátil ou PC. Pode-se também aceder a actualizações em tempo real de sites como o Twitter e o Facebook e, inclusivamente, visitar os websites favoritos e pesquisar na Internet usando o Opera no ecrã de TV.
Paralelamente, com os novos serviços da Sony Qriocity Video on Demand e Music Unlimited, ainda indisponíveis em Portugal, é possível descobrir seis milhões de faixas musicais e alugar filmes directamente no televisor.
Em 2011, a conectividade integrada Wi-Fi foi alargada a toda a gama, do HX920 ao NX720 e EX320, este último um pequeno ecrã ideal para o quarto ou cozinha com Full HD e Internet TV. Outros modelos Internet TV, como o Full HD CX520, são Wireless LAN Ready, bastando ligar um adaptador USB Wi-Fi opcional.
A maior parte dos televisores também contêm DLNA e Wi-Fi Direct para uma rápida e fácil partilha de fotos, músicas e vídeos por toda a casa. Ao mesmo tempo, adicionando uma câmara e um microfone opcionais, pode-se realizar chamadas gratuitas de voz e vídeo através da Internet, utilizando o Skype.
Outras características inteligentes da nova gama BRAVIA incluem gravação directa para um disco rígido via USB e as aplicações gratuitas para iPhone e Android, para transformar o smartphone num controlo remoto da TV. O telefone pode assim ser utilizado controlar novas características, tais como o TrackID, que pode identificar a banda sonora de um programa com o clique de um botão. A aplicação também fornece uma nova e fácil forma de digitar utilizando o teclado do telefone quando se quer navegar online. Pode-se ainda ligar alguns portáteis VAIO para digitar remotamente de uma forma simples.
Para além da conectividade e características inteligentes, outro dos vectores de aposta da Sony no mercado de TV é o 3D. A marca estima que em 2011 esta tecnologia já represente mais de dez por cento do mercado e, no caso dos televisores com 40 ou mais polegadas, essa participação sobe mesmo para os 40 por cento.
Todo o portfólio da Sony está assim preparado para o 3D, incluindo no segmento das 32 polegadas. Com uma imagem Full HD 3D mais clara e precisa, os televisores BRAVIA 3D, tais como o EX720, são um veículo para trazer a qualidade 3D para toda a família. Os óculos de obturação activa 3D da Sony são agora recarregáveis e têm um novo design mais leve, tornando-se mais confortáveis.
A gama de 2011 também inclui melhorias na qualidade de imagem 2D a Full HD. O HX920 apresenta a retro iluminação Intelligent Peak LED, para uma imagem cinematográfica com pretos profundos e níveis de branco melhorados. A mais recente tecnologia Motionflow combina uma avançada retro iluminação LED com painéis High Frame Rate para melhorar o detalhe da imagem e criar sequências de movimento mais precisas. Com o Motionflow XR 800, pode-se assistir a jogos, desportos e filmes com movimentos rápidos, com o equivalente a 800 frames por segundo, mantendo todo o detalhe da imagem sem desfocagem.
A gama BRAVIA para 2011 também inclui o X-Reality, um novo processador de imagem que disponibiliza detalhes ricos mesmo na definição standard. No X-Reality PRO, um processador de imagem de chip duplo produz imagens reais, melhorando ainda as imagens de baixa qualidade da Web para uma resolução muito perto do HD.