Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
iPad permite à Apple ultrapassar a HP no topo do ranking dos PC’s móveis
2011-02-21

As encomendas do iPad permitiram à Apple ter uma quota de 17,2 por cento do mercado mundial de PC’s móveis no quarto trimestre de 2010, colocando-a no topo do ranking, segundo os dados preliminares da DisplaySearch.

Saíram das fábricas da Apple mais de 10,2 milhões de portáteis e tablets, um valor que fica quase um milhão acima das unidades vendidas pela HP. De acordo com a consultora, enquanto o iPad está a beneficiar do efeito de “novidade”, particularmente nos mercados mais maduros, as vendas de portáteis Apple continuam a crescer acima do mercado.

Entre as cinco principais marcas do mercado de PC’s móveis, a Toshiba foi a única que cresceu em termos anuais. As vendas da Toshiba subiram 15 por cento, para os 5,1 milhões de unidades no quarto trimestre, permitindo-lhe manter a quinta posição em termos de quota de mercado. HP, Grupo Acer e Dell ocuparam as segundas, terceiras e quartas posições respectivamente. As cinco principais marcas representam 65,4 por cento deste mercado.

No último trimestre do ano passado, mas vendas mundiais de PC’s móveis, incluindo tablets, totalizaram 59,6 milhões de unidades, mais oito por cento que no trimestre anterior e 17 por cento em termos anuais. Este volume é o mais alto desde que a DisplaySearch começou a monitorizar este segmento em 1999. Excluindo os tablets, o crescimento das vendas de notebooks foi fraco, crescendo quatro por cento relativamente ao terceiro trimestre e um por cento numa base anual.

5 maiores fabricantes de PC’s móveis (por quota de mercado)

1. Apple: 10,2 milhões de unidades - 17,2%

2. HP: 9,3 milhões de unidades – 15,6%

3. Grupo Acer*: 8,4 milhões de unidades – 8,4 milhões de unidades – 14%

4. Dell: 5,9 milhões de unidades – 9,9%

5. Toshiba: 5,1 milhões de unidades – 8,6%

* inclui Founder

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos