A Fujitsu Siemens Computers está a disponibilizar uma nova gama de workstations que utiliza a última tecnologia Intel. Os CELSIUS W350, M450, R540 e o R640 possuem uma grande capacidade de memória e de desempenho e, graças aos melhoramentos no chassi e à tecnologia de arrefecimento, são ainda mais silenciosos do que os modelos anteriores.
Com estas novas máquinas, a Fujitsu Siemens Computers acentua a sua liderança no mercado de workstations. De acordo com o Gartner, a empresa registou um crescimento de 60 por cento no número de unidades vendidas no último ano fiscal na região da EMEA.
O CELSIUS W350 suporta os últimos processadores Intel Core 2 Duo, Intel Pentium D ou o single-core Pentium 4, estando particularmente indicado para correr aplicações 2D, nomeadamente de web design e CAD (Computer Aided Design). Esta máquina de entrada de gama é também ideal para correr aplicações de EDA (Electronic Design and Automation) e outro tipo de software utilizado em ambientes financeiros, de análise ou no sector da saúde. Com as novas capacidades de processamento e a tecnologia chipset, a W350 proporciona maior performance e permite o aumento da capacidade de memória até oito gigabytes, duas vezes mais do que o modelo anterior.
O CELSIUS M450 conjuga os últimos processadores Intel Core 2 Duo, Intel Pentium D ou single-core Pentium 4, suportando placas gráficas PCI Express 2D e 3D OpenGL. Esta máquina é particularmente silenciosa e suporta até quatro drives SATA ou SAS, facilitando a expansão. O sistema pode ainda ser integrado em racks para soluções de cluster. O M450 está especialmente indicado para suportar aplicações CAD, DCC (Digital Content Creation) e EDA.
O CELSIUS R540 está equipado com o último processador dual-core Intel Xeon da série 5100, bem como com um completo conjunto de cartões PCI Express 2D and 3D OpenGL de alta velocidade. Apesar do chassi compacto, o utilizador pode acomodar até quatro discos rígidos. Esta máquina pode ainda ser configurada com até 16 gigabytes de memória.
O CELSIUS R640 integra os últimos processadores dual-core Intel Xeon da série 5100 e placas gráficas PCI Express 2D e 3D OpenGL de alto desempenho. O chassi espaçoso permite que sejam adicionados novos componentes e características. O desenvolvimento à medida assegura a boa prestação desta máquina em actividades relacionadas com animação, realidade virtual, visualização, simulação técnica e geociência. Este modelo pode igualmente ser integrado em racks.