De acordo com os últimos dados da DisplaySearch, as vendas mundiais de televisores em 2010 totalizaram mais de 246 milhões de unidades, crescendo 17 por cento face a 2009, a melhor taxa de crescimento observada desde o início da transição para os ecrãs planos. Para este ano, o crescimento previsto não ultrapassa os 13 por cento.
Inovações como o 3D foram lançada para capturar o interesse do consumidor e motivar as vendas, mas esta tecnologia resultou apenas em três milhões de unidades em todo o mundo.
Os LCD’s continuam a dominar este mercado, representando pelo menos metade das vendas em todas as regiões, com excepção da Ásia-Pacífica. Mesmo assim, apesar da forte procura por LCD’s a nível mundial, as vendas ficaram abaixo do que os fabricantes antecipavam e conduziu a uma mais vigorosa erosão do preço durante o quarto trimestre de 2010.
A DisplaySearch prevê que as vendas de LCD’s cresçam dos 190 milhões de unidades, em 2010, para 215 milhões, em 2011. No entanto, o aumento da taxa da erosão de preço vai conduziu à primeira descida na facturação de sempre na categoria dos LCD’s.
Durante o ano passado, a tecnologia LED foi estratégica para os LCD’s. Em 2011, espera-se que a maioria dos LCD’s vendidos a nível mundial tenham esta tecnologia.