A Microsoft revelou no Consumer Electronics Show de 2011 o Touch Mouse, um novo dispositivo multi-toque criado para o Windows 7 e que permite aos utilizadores clicar, passar o dedo, deslocar e tocar, facilitando e tornando mais divertida a interacção com o PC.
Nascido a partir do projecto Mouse 2.0, desenvolvido pela Microsoft Research e pelo Applied Sciences Group, o Touch Mouse combina as virtudes de um rato com a linguagem universal do gesto, permitindo aos utilizadores interagirem com o Windows 7 de uma forma mais intuitiva. “O novo Touch Mouse é uma forma fantástica dos utilizadores interagirem naturalmente com os PC’s com o Windows 7”, afirma Mark Relph, director sénior da equipa de Windows Developer and Ecosystem da Microsoft. “Trabalhámos em conjunto com a equipa da Microsoft Hardware para ajudar a desenvolver os gestos multi-toque que tornam a utilização do Windows 7 mais fácil, mais simples e mais divertida. São precisos apenas alguns minutos com este rato para descobrir porquê.”
O Touch Mouse permite aos utilizadores executarem todas as acções que estão habituados a realizar com um rato, como apontar e clicar, mas também inclui alguns gestos que são efectuados com um, dois ou três dedos para amplificar o sistema operativo Windows 7 criando atalhos simples para as tarefas mais utilizadas. Um dedo permite aos utilizadores gerirem documentos ou páginas individuais, passando o dedo para se deslocarem rapidamente, controlarem o deslocamento horizontal e a inclinação, bem como retroceder ou avançar nas páginas do browser com o polegar. Dois dedos permitem aos utilizadores maximizar, minimizar, fixar e restaurar janelas. Três dedos permitem navegar no ambiente de trabalho, limpá-lo ou obter visualização instantânea.
O Touch Mouse foi desenvolvido a partir do projecto Mouse 2.0, um estudo desenvolvido pela Microsoft que alia as capacidades padrão de um rato à sensibilidade multi-toque e que resultou em cinco protótipos. Embora todos os protótipos Mouse 2.0 explorassem diferentes estratégias de sensibilidade multi-toque e diferentes factores ergonómicos, o projecto com o nome de código “Cap Mouse” acabaria por ser o escolhido para ver a luz do dia como Touch Mouse e ajudar a impulsionar a experiência de utilização de um PC. “Quando decidimos desenvolver um dispositivo de entrada multi-toque para o Windows 7, explorámos diversas opções, mas determinámos que este factor ergonómico e tecnologia seriam os mais adequados pois permitem aos utilizadores segurar o rato e apontar e clicar, ao mesmo tempo que permitem a utilização de gestos avançados”, explica Hrvoje Benko, investigador do Microsoft Research Group. “O Touch Mouse é a nossa base de partida para os dispositivos de entrada multi-toque para PC e este é apenas o início do que ainda está para vir.”
O Touch Mouse está equipado com a tecnologia BlueTrack, que permite aos utilizadores trabalhar sobre praticamente qualquer superfície, e o transceptor Nano é tão pequeno que não é necessário retirá-lo da porta USB. Estará disponível em Junho por um preço de revenda estimado de 79,95 dólares. O PVP em euros será divulgado em breve. Está disponível para pré-venda na Amazon.com e na Microsoft Store online. A Microsoft oferece uma garantia limitada de três anos em todo o mundo para este rato.