Pela primeira vez em 80 anos, Mickey deixará de ser o rato mais popular do mundo para se transformar numa personagem esquecida por todos. Será sequestrado e enviado para a Wasteland, um mundo habitado por criações esquecidas pelos fãs ou rejeitadas pela Walt Disney. O rato da Disney viverá, em Disney Epic Mickey, um jogo exclusivo para a Wii.
O próprio Walt Disney brincou com o acontecimento que desencadeia todos os factos em Disney Epic Mickey. "Não há nada pior para um bom desenho do que ter um frasco de tinta da china aberto a centímetros de distância".
Nesta viagem, onde Mickey volta a encontrar-se com personagens com as quais partilhou protagonismo em diversos filmes, ao longo de décadas, encontra-se uma personagem que o herói não reconhece. Entra então em cena outro grande protagonista de Disney Epic Mickey: Oswald, o coelho afortunado.
Esta personagem foi, na realidade, a primeira criação de Walt Disney. Nasceu em 1927 e, depois de várias curtas-metragens produzidas pela Universal Pictures, entrou numa disputa judicial com outra empresa que deixou o seu criador despojado dos direitos de Oswald apenas um ano após a sua criação. Foi então que Walt Disney criou o rato Mickey. Oswald caiu no esquecimento e Mickey foi lavrando a sua história ao longo do século XX. Em 2006, quase 80 anos depois de perder os direitos sobre Oswald, a The Walt Disney Company recuperou a licença do "coelho afortunado" para vê-lo ,pela primeira vez em movimento, em Disney Epic Mickey, 60 anos depois da sua última curta metragem.
No jogo, a habilidade principal do rato Mickey será saltar, mas terá um pincel que permite interagir com os diferentes cenários. O pincel tem o poder de deixar "fazer ou desfazer" em todos os momentos em que acções terão repercussões.
Os níveis 2D, por sua vez, têm uma estrutura muito clássica, funcionando como ponte entre mundos e homenageando directamente as melhores curtas-metragens da Disney. Aqui desaparecem as opções dos pincéis. A mecânica de jogo centra-se na perícia e nos saltos entre plataformas, na boa tradição dos clássicos dos anos 80, de que a série Super Mario é uma das principais representantes.