As vendas de televisores de ecrã plano nas lojas japonesas, durante a segunda semana de Novembro (8 a 14) cresceram quase 600 por cento comparativamente com o mesmo período de 2009. Segundo a GfK, os consumidores acorreram às lojas para aproveitar o subsídio atribuído pelo governo japonês na compra de electrodomésticos eco-amigáveis.
Depois do anúncio, a 8 de Outubro, que o programa Eco Points Subsidy terminaria em Dezembro, a procura por televisores planos cresceu de semana para semana. Em Outubro, as vendas cresceram quase duas vezes e meia a mais, em unidades, relativamente ao homólogo do ano passado, para na última semana atingiram uns espectaculares 600 por cento.
Por detrás deste extraordinário crescimento esteve também a procura por televisores digitais, catalisada pela transição do analógico para o digital agendada para Julho de 2011.
Este “boom” deverá atingir o seu pico máximo no final do mês. “Em Novembro, o mercado de televisores planos irá ter crescimentos recorde que nunca foram registados”, antecipa Yoshi Fujibayashi, analista chefe da GfK Marketing Services no Japão. “Nesse sentido, esperamos que as vendas anuais de televisores de ecrã plano excedam os 24 milhões de unidades, mais 10 milhões de unidades que em 2009. Isto representa um nível aproximadamente 2,4 vezes mais elevado que nos anos anteriores”.
Inevitavelmente, para 2011 espera-se que o mercado caia. “Contudo, prevemos que o mercado de substituição para o segundo ou terceiro televisor da casa, juntamente com a prevalência do 3D e da Internet TV sejam factores atractivos para estimular a procura a ajudar a manter o mercado positivo e à frente dos níveis anteriores a este grande crescimento de 2010”.