A Fnac vai lançar em França, em meados de Novembro, o seu próprio e-reader, o Fnacbook.
O dispositivo, com 15 por 12 centímetros, pesando 240 gramas e estando dotado de ecrã tácil, é fabricado pela Sagem e está equipado com conexões 3G e Wi-Fi e com leitor MP3, tendo capacidade para armazenar de 2.000 obras, um número que pode subir para as 11.000 com um cartão adicional.
Coincidindo com o lançamento do Fnacbook, a Fnac vai também inaugurar uma loja online para e-books, com cerca de 80 mil títulos em formato Epub ou PDF e a 750 bandas desenhadas, que permitirão oferecer um sistema aberto. Cada livro pode ser descarregado até seis vezes e é compatível também com o iPhone, o iPad e brevemente com os smartphones Android.
Todos os grandes editores francesas já se associaram a este lançamento, considerado de histórico para o mercado do livro. A Fnac prevê, no futuro, aumentar o seu portfólio de e-books, em cinco a dez por cento, a cada mês. “A nossa ambição é tornarmo-nos no líder de mercado neste ambiente hiper competitivo”, garante Christophe Cuvillier, CEO da Fnac.
O Fnacbook terá um preço de 199 euros e o preço dos livros electrónicos será 20 a 30 por cento inferior ao dos de suporte em papel. O e-reader será também vendido nos principais Espaces SFR, o operador parceiro da iniciativa.