Segundo os resultados do estudo Bareme Internet da Marktest, mais de metade dos lares do Continente possuem pelo menos um computador portátil.
O o estudo de base do Netpanel contabiliza 1.868 mil lares onde existe pelo menos um computador portátil. Este número representa 53,3 por cento do total de lares e 79,5 por cento daqueles que têm computador pessoal com utilização.
Estes lares possuem maioritariamente apenas um computador portátil, num total de 1.164 mil lares (33,2 por cento do total de lares do Continente). Mas, em 704 mil lares portugueses, chegam mesmo a existir dois ou mais portáteis (20,1 por cento do total de lares do Continente).
A idade média do agregado familiar e o número de pessoas no lar são as variáveis que mais diferenças mostram na análise deste indicador. Enquanto 79,9 por cento do total de lares com idade até 30 anos possui computador portátil, apenas 11,1 por cento dos lares com idade média superior a 60 anos também possui o equipamento. Da mesma forma, nos lares com mais do que duas pessoas, é mais frequente a existência de computador portátil (72,7%), ao contrário dos lares que têm até duas pessoas (30,5 por cento destes também possui portátil).
A probabilidade de se encontrar um computador portátil é também maior junto dos lares da classe alta, já que 87,3 por cento deles possui este equipamento, um valor que baixa gradualmente até aos 18,8 por cento registados pelos lares da classe baixa.
Entre as regiões, não se observam diferenças muito significativas, embora na Grande Lisboa e no Grande Porto se observem taxas de penetração deste equipamento superior à média.