Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Próxima geração de televisores AQUOS da Sharp é Quattron
2010-09-28

Quatro cores são melhores que três. É esta a premissa da Sharp e da sua tecnologia Quattron, que acrescenta o amarelo como quarta cor primária e que será a base dos próximos modelos AQUOS.

Este ano, na IFA, a Sharp apresentou mais de 30 modelos de LCD’s, todos eles Quattron, uma tecnologia exclusiva que, segundo a Sharp, melhora tanto a qualidade de imagem como a eficiência energética. Graças a esta tecnologia, premiada este ano pela EISA, a gama de cores aumenta até mais de um bilião, o que se torna particularmente visível numa reprodução mais real dos tons amarelos mais intensos, dos dourados brilhantes e dos azuis turquesa.

A inclusão do amarelo supõe, para além disso, uma redução do consumo energético face ao painel convencional RGB, que necessita de utilizar muita luz para mostrar correctamente as cores intermédias, como os amarelos, os cians e os magenta, e para reproduzir imagens brilhantes. Os painéis RGBY da Sharp representam, neste sentido, um grande avanço já que, de todas as cores, o amarelo é a que permite uma maior gama de cores, assim como um maior brilho, com menor consumo energético.

Adicionalmente, os painéis X-Gen da gama Quattron incorporam a tecnologia UV²A, patenteada pela Sharp, baseada na polarização da luz. Aplicando luz ultravioleta na capa polarizadora de luz durante o processo de fabrico dos painéis, melhora-se a precisão e a velocidade de controlo dos pixels. Com isto, consegue-se pretos mais profundos e brancos mais brilhantes, sem comprometer a eficiência energética.

Na IFA, a Sharp apresentou os primeiro modelos Quattron 3D, que combinam a tecnologia de quatro cores primárias com a possibilidade de ver televisão a três dimensões. A tecnologia Quattron também melhora o visionamento das imagens 3D, dado que a maior eficiência lumínica destes modelos incrementa a luminosidade do ecrã em 1,8 veses, face às tecnologias LCD tradicionais.

Outra vantagen dos novos modelos Quattron 3D é que se baseiam na tecnologia FRED Frame Rate Enhanced Driving). Os painéis 3D convencionais utilizam duas linhas de sinal para o controlo de alta velocidade do cristal líquido requerido pelas imagens 3D, enquanto a tecnologia UV²A permite uma resposta de alta velocidade utilizando apenas uma linha de sinal, o que reduz os componente internos e melhora a eficiência na passagem da luz, oferecendo assim uma imagem brilhante com um baixo consumo energético.

Os modelos AQUOS mais destacados na última edição da IFA foram os da série LE925E, em 46 e 60 polegadas. Estes modelos combinam as vantagens da tecnologia 3D Quattron com outras prestações como os 200 hertzs, AQUOS NET+, que permite ao utilizador o acesso a uma ampla gama de conteúdos e serviços através da Internet, triplo sintonizador digital e Timeshift de oito gigabytes.

Os dois modelos são compatíveis tanto com discos Blu-ray gravados em 3D como com a programação da televisão digital em 3D ou qualquer outro conteúdo em três dimensões proveniente de equipamentos periféricos. Para além disso, permitem transformar os conteúdos convencionais de duas dimensões em 3D, com o simples premir de uma tecla do comando à distância.

A série LE925E inclui também uns óculos que permitem a conversão automática de 2D a 3D e vice-versa, carregando apenas no botão.

A Sharp apresentou ainda a série LE924E, disponível em 40 polegadas. Trata-se de um modelo “irmão” dos LE925E, com as mesmas prestações, mas desenhado para 2D. Outra das novidades da IFA foram os modelos LE824E e LE814E que são, respectivamente, actualizações das séries LE822E e LE812, lançadas no mercado europeu no passado mês de Julho. Estes novos televisores Quattron, ambos disponíveis em 46 e 40 polegadas, também integram AQUOS NET+.

Para além da tecnologia Quattron, os novos modelos AQUOS têm em comum o respeito pelo meio ambiente. As novas séries LE925E, LE924E, LE824E e LE814E já contam com a Ecolabel, a etiqueta da Comissão Europeia que distingue os produtos mais ecológicos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos