A Apple apresentou esta quarta-feira, dia 1 de Setembro, uma nova linha de iPods. O anúncio foi feito na sua conferência em São Francisco, por Steve Jobs. CEO da Apple.
Naquela que parece ser a maior remodelação de sempre dos seus leitores portáteis, a Apple revelou um novo iPod touch mais fino, um iPod Nano ainda mais pequeno e com ecrã táctil e um iPod Shuffle que regressa à sua versão original. Estes dispositivos estarão disponíveis já a partir da próxima semana, com preços que oscilam entre os 49 euros para o modelo Shuffle de dois gigabytes e os 399 euros para o modelo touch de 64 gigabytes.
O novo iPod touch vem equipado com um conjunto de novas características, incluindo o “display” da Apple chamado Retina. O mais pequeno e leve iPod touch de sempre traz ainda a capacidade de fazer chamadas de vídeo através do FaceTime, grava vídeo HD e tem uma autonomia para até 40 horas de reprodução de música e sete horas de vídeo, com uma única carga de bateria.
O novo ecrã Retina, com uma resolução de 960x640 pixels, quatro vezes mais pixels que a versão anterior, torna a experiência de visualização de TV, a navegação na Web ou os jogos no iPod touch mais rica. Os textos, imagens e vídeos tornam-se mais nítidos, suaves e realistas.
Com uma nova câmara frontal e microfone integrados, o iPod touch permite também fazer chamadas de vídeo através do suporte para o FaceTime, a mesma tecnologia integrada no novo iPhone, com quem os utilizadores do dispositivo também vão poder comunicar através da tecnologia wi-fi. Já a câmara na parte traseira é indicada para gravar vídeo em alta definição, que pode depois ser partilhado através de e-mail ou da aplicação MobileMe e YouTube. A aplicação iMovie permite posteriormente combinar os clipes de vídeo, acrescentar transacções dinâmicas e temas e incluir fotos e músicas nos filmes, tudo a partir do iPod touch. O chip A4 da Apple integrado no novo iPod touch garante a performance de processamento e gráfica, assim como uma maior autonomia da bateria.
De acordo com Steve Jobs, o iPod touch "é já a plataforma portátil de jogos mais popular dos Estados Unidos, com 1,5 mil milhões de jogos descarregados na App Store só para este suporte ". A partir da próxima semana, com a disponibilização para o iPod , iPhone e iPad da nova versão do sistema operativo IOS, serão feitas melhorias ao nível do suporte para jogos (Gamer Center).
O novo touch está disponível para pré-reserva e as vendas começam na próxima semana. Estará disponível em três versões, de oito, 32 e 64 gigabytes, com preços a partir dos 229 euros.
O iPod nano também ficou mais pequeno e leve, apesar de vir enriquecido com ecrã multi-táctil, que possibilita aos utilizadores navegaram na sua colecção musical deslizando o dedo no ecrã.
Steve Jobs considera que se trata da maior reinvenção do iPod nano desde o seu lançamento, em 2005. 46 por cento mais pequeno que o modelo anterior, o novo iPod nano vê no entanto ampliada a capacidade da bateria, para 24 horas de reprodução musical, e conta com funcionalidades como o Genius Mixes, que permite criar e editar as playlists e rádio FM integrado com live pause.
O novo nano estará também disponível na próxima semana em duas versões, de oito e 16 gigabytes, com preços a partir dos 159 euros.
Finalmente, o iPod shuffle regressa à sua configuração original com botões, mas também perde tamanho, tornando-se no mais pequeno iPod da Apple por 49 euros. Tal como nos outros modelos, a bateria do shuffle também foi aumentada em mais 50 por cento de capacidade, permitindo 15 horas de reprodução musical.
Os novos botões são combinados com a tecnologia VoiceOver da Apple para potenciar a experiência de utilização. Os utilizadores podem facilmente navegar na sua colecção musical e playlist sem sequer terem de olhar para o dispositivo. A VoiceOver está disponível em 25 idiomas diferentes e até alerta quando a bateria está a necessitar de ser carregada.
A quarta geração do iPod shuffle estará também disponível na próxima semana, com dois gigabytes de capacidade por 49 euros.