Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
86% dos CIO’s europeus acredita que os serviços cloud serão o método do futuro
2010-08-31

A consciência dos serviços cloud entre CIO’s e decisores seniores de TI aumentou mais de 20 por cento em apenas sete meses, de acordo com um estudo da Colt.

Mais de 68 por cento dos CIO’s e seus pares afirmam agora estar familiarizados com a tecnologia cloud. O Reino Unido apresenta o maior nível de consciência (77%), seguido pela Alemanha (75%), França (71%) e Itália (66%). A Espanha tem os mais baixos níveis de familiaridade com os serviços cloud, com 58 por cento dos CIO’s e seus pares afirmando a sua familiaridade com a tecnologia.

A pesquisa, conduzida pela Portio Research em conjugação com Colt, levou a cabo mais de 350 entrevistas a CIO’s em toda a Europa para avaliar a sua disponibilidade para a adopção de serviços cloud. A pesquisa revelou que os CIO’s e os seus pares estão muito optimistas sobre o futuro dos serviços cloud, com 86 por cento afirmando acreditar que será o método de operação mais significativo do futuro. Além disso, pelo menos três quartos dos entrevistados prevêem que isso possa vir a acontecer nos próximos dois a três anos.

Os resultados também revelaram que houve uma mudança na ênfase das questões críticas que os CIO’s colocam em primeiro lugar. Flexibilidade, em vez de economia de custos, é agora a sua principal preocupação enquanto CIO’s que procuram prever as necessidades futuras das empresas em que trabalham. Os CIO’s em França, no entanto, ainda colocam a redução de custos como uma das suas preocupações mais prementes, com oito em cada dez referindo-a como o maior problema que enfrentam actualmente. Nas grandes empresas, manter-se a par da inovação revela-se a maior preocupação do CIO’s, com 69 por cento das grandes empresas afirmando ser a inovação a sua preocupação mais premente.

Enquanto os resultados indicam que existe agora uma melhor compreensão sobre cloud computing entre CIO’s e decisores de TI seniores, a percentagem que planeia investir nos serviços cloud como parte da sua estratégia imediata de TI manteve-se inalterada ou, em alguns casos, decresceu ligeiramente desde o inquérito de 2009.

Em termos de adopção, a segurança continua a ser a maior preocupação para sete em cada 10 CIO’s (71%) e as preocupações sobre o desempenho e fiabilidade dos serviços cloud subiram 10 por cento. Questões de conformidade e regulamentação subiram uma posição, do quinto para o quarto lugar nos últimos sete meses, reflectindo as preocupações expressas pelos 57 por cento dos CIO’s. A localização geográfica dos dados também foi citada, com um aumento de 10 por cento de CIO’s, relativamente ao inquérito de 2009, a referirem esse facto como uma preocupação.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos