O mercado mundial de equipamentos móveis com ecrã de toque irá ultrapassar os 362,7 milhões de unidades em 2010, o que representa um crescimento de 96,8 por cento face às vendas do ano passado, revelam os dados da Gartner.
Em 2013, os modelos com touchscreen representarão 58 por cento de todos os dispositivos móveis vendidos em todo o mundo e mais de 80 por cento das vendas nos mercados mais desenvolvidos, como a América do Norte e a Europa Ocidental.
“Os touchscreens já não estão mais reservados apenas aos produtos topo de gama e começam a ser integrados em muitos telefones do segmento médio”, nota Roberta Cozza, analista da Gartner.
Apesar dos fabricantes estarem agora focados na integração de tecnologias de toque, muitos deram já um passo em frente e começam a disponibilizar interfaces de utilizador que são verdadeiramente optimizados para o controlo pelo toque. Roberta Cozza destaca que o sucesso do iPhone mostrou a viabilidade desta tecnologia nos telemóveis, ao permitir uma interacção mais natural e intuitiva.
Contudo, a Gartner sublinha que os fabricantes têm de concentrar-se na experiência de utilização e não unicamente no produto, dado que os consumidores não compram um telemóvel apenas pelo seu interface de utilizador.
Este ano, as vendas de dispositivos móveis com touchscreen na região da Ásia-Pacífico ultrapassarão os 129,1 milhões de unidades, o que representa 35,6 por cento do mercado global. Em comparação, a Europa Ocidental e a América do Norte contarão para 16,8 e 24,4 por cento, respectivamente, do “bolo” inteiro.