A Supportview acaba de lançar no mercado português o novo vídeoprojector de bolso Pico PK201 da Optoma, que passa a suportar maiores diagonais de projecção, maior resolução e níveis de contraste mais elevados que os modelos anteriores, ao mesmo tempo que pode ser ligado a praticamente todos os dispositivos de vídeo disponíveis no mercado.
O novo modelo PK201 pode funcionar como um verdadeiro sistema multimédia de bolso, surgindo ainda mais autónomo, uma vez que passa a incluir uma ranhura para cartões de memória MicroSD até 32 gigabytes de capacidade. Deste modo, os utilizadores poderão retirar um cartão do seu telemóvel e inseri-lo directamente no videoprojector, sem necessidade de usar qualquer cabo para visualizar os conteúdos.
Esta característica, aliada à inclusão de uma tomada mini HDMI e a uma diagonal de projecção que pode agora chegar às 70 polegadas, tornam o novo Pico num projector talhado para entretenimento, educação e mesmo para os negócios. As novas características e funcionalidades permitem que seja usado em projecções mais intimistas ou em visualizações com maior audiência, como nas salas de aulas ou de reuniões, usando computadores de secretária, netbooks, telemóveis, leitores de DVD ou Blu-ray, leitores MP4 ou simples cartões de memória com vídeos e fotos.
Por outro lado, a Optoma continua a apostar na tecnologia de projecção DLP e num sistema de iluminação LED para este novo micro-projector, conseguindo assim obter excelentes níveis de qualidade de imagem e baixos índices de ruído, numa caixa com dimensões semelhantes a um normal telemóvel.
Baseado num novo design e numa construção mais cuidada, o PK201 mantém o formato de bolso e a projecção de orientação frontal, surgindo agora com maior capacidade face aos seus antecessores.
Se a diagonal de projecção até às 70 polegadas (1,78 metros) e a resolução de 854x480 pixels (WVGA) aumentam de forma significativa a área útil de projecção e a percepção da imagem, o contraste de 2.000:1 permite uma utilização mais eficaz mesmo em condições de luz-ambiente abundante, incluindo em exteriores.
Ao nível das ligações, além de uma ranhura para cartões de memória MicroSD com capacidade até 32 gigabytes, o PK201 passa a contemplar virtualmente o funcionamento com todos os tipos de dispositivos de vídeo. Inclui uma entrada de vídeo composto, outra VGA, uma interface Micro USB e ainda uma tomada mini HDMI, aproveitando a nova geração de conexões de vídeo digital.
O aparelho vem de base com uma bateria recarregável, cuja autonomia média é de 1,5 horas, e está disponível por um PVP recomendado de 410 euros.